11 nomes são apontados como possíveis candidatos a prefeito de Cabrobó nas eleições de 2020

0

A dois anos do pleito eleitoral para a sucessão do atual prefeito de Cabrobó, especulações é o que não falta em relação a nomes para a disputa. O prefeito Marcilio Cavalcanti teria adiantado para amigos que não vai disputar a reeleição, todavia aliados defendem a candidatura do gestor. Se o prefeito Marcilio Cavalcanti sustentar a decisão de não sair candidato, inevitavelmente haverá racha no grupo que dá sustentação política a administração de Marcilio. Conversamos com um dos aliados mais próximos do gestor, o mesmo disse que o prefeito não vai cometer o mesmo erro do seu antecessor. Ainda de acordo com esse aliado de Marcilio, levando em consideração que tenha mais de dois candidatos as chances de reeleição são reais.

A lista de possíveis candidatos a prefeito de Cabrobó para as eleições de 2020 já é consideravelmente grande, inclusive com nomes de quem nunca disputou nenhum cargo eletivo na cidade e ainda com nomes de mulheres. Outro fator considerável seria um envolvimento mais direto de vereadores no processo, tudo leva a crer que um dos nomes na disputa saia de um grupo de vereadores.

Ao longo de toda sua história política em apenas três eleições a disputa aconteceu com mais de dois candidatos, em 1976 tempos de ditadura militar a prefeitura de Cabrobó foi disputada por dois candidatos de partidos aliados ao regime, José Caldas Cavalcanti (Arena 1) e Manoel Nogueira (Arena 2), desafiando a força que comandava o país e o estado de Pernambuco o então MDB lançou o nome da empresária Inês Simões como candidata a prefeita, nesse pleito eleitoral venceu José Caldas Cavalcanti.

Nas eleições de 1992 outra vez uma mulher se contrapôs a predominância dos homens na política cabroboense, enquanto o acirramento da disputa ficava por conta dos candidatos Auricélio Torres e João de Né Grande, a ex-secretária de Saúde do município, Dra. Anete Costa Pinto, colocava seu nome na disputa pelo partido dos trabalhadores, quem venceu as eleições deste ano foi João de Né Grande. Outra eleição com três candidatura em Cabrobó foi à de 2004, sendo que dessa vez apenas candidatos do sexo masculino. Esteve na disputa Eudes Caldas, Zé Dilson de Menezes, candidato a reeleição e Múcio de João de Né Grande. Eudes Caldas foi eleito prefeito de Cabrobó para o primeiro mandato, o mesmo foi reeleito nas eleições de 2008 quando disputou contra Auricélio Torres.

Atualmente existem cinco grupos políticos em Cabrobó, um liderado pelo atual prefeito Marcilio Cavalcanti, que nesse caso dele sairá um nome para a disputa e que possivelmente será do próprio. Outro grupo é liderado pelo ex-prefeito Eudes Caldas, esse conta com três nomes, o do próprio Eudes e ainda do filho, atual vice-prefeito, Pedro Caldas e ainda da esposa de Eudes, Mirian Caldas. Um grupo de vereadores começa a se organizar para ter candidatura própria, que seria de Marcos de Neuma, Ramsés Sobreira e Suzana Freire. O ex-prefeito Auricélio Torres pode ser candidato, todavia é possível que o mesmo incentive a candidatura do empresário Valmir do Ibó.

O sindicalista Antonio de Nestor já avisou que será candidato mais uma vez, o mesmo disputou as eleições de 2012 contra Auricélio e de 2016 contra o atual prefeito. O nome do presidente eleito da câmara de vereadores de Cabrobó, foi lançado pelo vice-governador de Pernambuco, Raul Henry para a disputa de 2020. Raul disse que será uma questão de honra pra ele eleger o amigo Dim Saraiva prefeito de Cabrobó. Portanto, nesse momento pelo menos um time de futebol está pronto para entrar em campo e disputar as eleições de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome