20ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Salgueiro-PE

0

Aos (11) dias do mês de junho do ano de dois mil e dezoito, às dez horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro – situada à Praça Professor Urbano Gomes de Sá, nº 14, nesta cidade do Salgueiro, Estado de Pernambuco, realizou-se a Primeira Reunião Ordinária do Primeiro Período da Segunda Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro, sob a Presidência do Vereador Antônio Pires, assistido pelos secretários/vereadores, 1º Secretário Bruno Marreca e 2ª Secretária Maria da Paz Soares. Estiveram presentes os Vereadores Erivaldo Pereira, Hercílio de Alencar, Augusto Matias, Pedro Pereira, Ednaldo Barros, Eliane Alves, José Carlos Parente e Veronaldo Gonçalves. Com falta justificada do vereador André Luiz Alves Neves, George Arraes, Auremar Carvalho e Flavio Barros.

Havendo quórum regimental, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão “sob as bênçãos de Deus”. O Vereador Bruno Marreca, saudou a todos como de estilo e fez suas considerações. Falou sobre a eleição da associação indígena em Poço da Pedra de Baixo, agradeceu ao convite das pessoas daquela comunidade. Relatou sobre a chegada da segunda equipe da barragem do Sitio Pau Ferro que vai ser dado continuidade essa semana. Registrou a presença de Mana Barros na plenária, relatou sobre sua ida ao Sítio Volta e sobre a fiscalização feita à obra da barragem que esta sendo feita naquela localidade, falou sobre os recursos de R$ 200.000,00 ( duzentos mil reias) que já se encontra na conta da prefeitura recurso destinado para a saúde. Falou sobre o trator agrícola que foi entregue a prefeitura e que não se deu tanta importância como foi dado aos que foram entregue esse fim de semana. Descreveu a tristeza de saber que os agricultores precisam dos tratores mais que até o momento não usufruíram desse recurso e pedi agilidade ao Secretario de Agricultura Juliano Barros e ao Prefeito do município para que os agricultores possam fazer o uso dessas maquinas. Relatou o pedido de apoio dos Edis para que seja aberta uma CPI sobre o uso dos combustíveis utilizados pelos transportes da Prefeitura de Salgueiro. Diz que já tem Policia civil, Ministério Publico investigando e que a Casa Legislativa, ate o momento não tomou nenhuma postura em relação a essa situação.

O Vereador José Carlos, saudou a todos os presentes. Fez uma reflexão bíblica através do Governo de Salomão como rei, e diz que os governantes precisam ter muita sabedoria para administrar. Relatou sobre os trabalhos da casa onde fala sobre os desgastes que às vezes existem dentro desta Casa e diz o quanto isso reflete lá fora. Pedi sabedoria a todos em seus pronunciamentos para que exista harmonia e unidade entre todos. Falou sobre um trator que a vereadora Paizinha conseguiu e destinou para uma associação, relatou ter conseguido um trator e que não fez dessa forma, mais que o próximo já vem destinado para uma associação.

O vereador Professor Hercílio, saudou a todos os presentes. Relatou à alegria de vê a Praça da Matriz cheia de católicos, agradeceu a Padre Zé Nilton por proporcionar junto a todos da igreja católica um momento tão especial, falou da sua alegria de vê a água chegando aos agricultores no riacho, relatou sobre o asfaltamento das estradas do Pau Ferro, que estão muito danificados, falou sobre o orgulho de receber um grupo de universitário da Paraíba na sua Chácara. Relatou sobre a produção de ovinos e caprinos que esta no momento em queda no comercio, e que os agricultores estão investindo mais o comercio local não esta ajudando. Mostra que é necessário dá mais condições a esses agricultores por que tem Feira de Exposição de caprinos nos municípios vizinhos e Salgueiro não proporciona isso. Além disso, fala sobre a política perseguidora onde diante dos resultados da eleição da Casa Legislativa, vários cargos comissionados da prefeitura foram exonerados por marcações políticas, e que o governo precisa tomar postura sobre essas situações.

A vereadora Paizinha Patriota pediu dispensa do uso da tribuna.

O vereador Pedro de Compadre saudou a todos como de estilo. Iniciou sua falando das melhorias que na zona rural, onde já foram conseguidos 04(quatro) tratores para as associações do Sitio feijão, Sítios Novos, Sitio Alazão e Umãs, junto ao governo anterior e agora no governo de Clebel Cordeiro já conseguiram tratores para as associações do Poço da Pedra, Baixio do Gravatá, Sítio Santana, Sitio Montevidéu e nessa ultima sexta-feira dia 08 de junho foram entregue mais 02(dois) tratores para a associação do Pau Ferro e Riacho Pequeno, solicitação feita pelo vereador Pedro de Compadre e Paizinha Patriota, atendida pelo Prefeito Clebel Cordeiro e o Dep. Federal Gonzaga Patriota. Falou sobre a liberação da água , onde está vendo o resultado por os agricultores e diz da sua luta junto ao Ministério da Integração e o prefeito, onde conseguiram a liberação da água na Barragem da Mangueira para o riacho onde vai atender os agricultores. E pedi para que os agricultores não façam barreiras pra segurar a agua só na sua roça, pois todos os demais estão ansiosos com a chegada para todos. Falou sobre a falta de emprego para o povo e diz que tendo água sabe que os agricultores com suas plantações de maracujá, milho, bananeira, cebola e outros vão adquirir recursos para sobreviver. Relatou o falecimento de dona Belinha, que deixou uma família de muitos filhos, netos e bisnetos. E relatou a falta de apoio do estado para os agricultores. Falou sobre as estradas e diz que esta chegando uma equipe com patrulha mecanizada para tentar resolver essa situação que vai continua na luta cobrando essa melhoria, que se faz necessário urgente. Agradeceu aos ouvintes pela paciência em ouvirem e se colocou a disposição do povo para ajudar no que for necessário.

O vereador Antônio Pires, saudou a todos os presentes. Relatou sobre uma reunião com o prefeito onde trataram os assuntos de Emendas de 300.000,00 (trezentos mil) para calçamento, onde já tinha em caixa 500.000,00 (quinhentos mil) com isso o povo salgueirense será beneficiados com calçamentos e saneamentos, o mesmo leu um oficio solicitando calçamentos e saneamentos básico, o vereador falou sobre sua solicitação para Sitio Montevidéu que faz parte de Salgueiro. Relatou ainda sobre os candidatos que vem de fora buscar votos no nosso município e que muitos trocam seus chips após a eleição evitando assim atender o povo. O vereador faz uma reflexão sobre Judas Iscariotes, onde fala sobre a ganância, roubos e traição. E diante do seu relato fala sobre a postura de cada poder o Executivo e o Legislativo onde são poderes independentes, para tomarem suas decisões.

A vereadora Eliane Alves pediu dispensa da tribuna.

O vereador Ednaldo Barros pediu dispensa da tribuna.

O vereador Erivaldo Pereira pediu dispensa da tribuna.

O vereador Veronaldo Gonçalves pediu dispensa da tribuna.

O vereador Augusto Matias pediu dispensa da tribuna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome