8ª Reunião ordinária do segundo período da primeira sessão legislativa da legislatura 2017/2020 da câmara municipal de vereadores de Salgueiro-PE

2

sessão

No dia dezessete (17) do mês de agosto do ano de dois mil e dezessete, às dez horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro – situada à Praça Professor Urbano Gomes de Sá, nº 14, nesta cidade do Salgueiro, Estado de Pernambuco, realizou-se a sexta Reunião Ordinária do Segundo Período da Primeira Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro, sob a Presidência do Vereador Auremar Carvalho, assistido pelos secretários/vereadores Flávio Barros, 1º Secretário e Maria da Paz Soares, 2º Secretária. Estiveram presentes os Vereadores Bruno Marreca, Pedro de Compadre, Erivaldo Pereira, José Carlos Parente, Veronaldo Gonçalves, Eliane Alves, George Arraes, Antônio Pires, Professor Hercílio de Alencar, Ednaldo Barros e Augusto Matias. Falta justificada do vereador André Cacau. Onde foram apresentados e discutidos Projetos de Lei, requerimentos, indicações e moções de extrema relevância para nosso município.

O Padre Erasmo, ocupou a tribuna no prazo de 10 minutos determinado pelo regimento interno, onde saúda a todos os presentes, ouvintes e internautas, em nome da Paróquia Santa Cruz, convidou todos para a 12ª Festa da Padroeira Venerada Santa Cruz, que iniciara no dia 03 a 14 de setembro, com o tema com Maria aos pés da cruz, onde o mesmo relata sobre as parcerias necessárias pelo fato do município ainda esta em construção, fala sobre o bem comum para todos os cidadãos. Relatou sobre a importância dos vereadores e diz além da ajuda é necessário que se façam presentes. Relatou a novidade que haverá no dia 11 de setembro a noite dos vereadores de Salgueiro, onde exigi a presença de todos os Edis nos festejos.

O Vereador Pedro de Compadre parabenizou a Igreja Católica (Padre, Missionários, Pastorais e comunidade em geral, pelos festejos do São Bom Jesus que esta acontecendo em Umãs, o mesmo apresentou a programação da Festa do Vaqueiro em Umãs, 3º Distrito, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto, relatou os motivos pelo o qual as ambulâncias que foram adquiridas pelo o governo municipal por ainda não estar em ação. Apresentou um Requerimento – 536/2017 – Onde solicita ao Exmo. senhor Prefeito, Clebel Cordeiro e o Secretario de Agricultura Juliano Barros, para que seja feito alguns barreiros para a capitação de água para irrigação além de limpeza nos barreiros e cacimbas que já existem nas seguintes localidades: Sítios Novos, Santana, Pau Ferro, Baixio da Cacimbinha e Penedo. Relatou sobre os problemas de segurança publico em Salgueiro e na região e que o governo do Estado precisa tomar providencias urgentes. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

O Vereador Antônio Pires de Sá apresentou o Requerimento- 532/2017, onde requer ao Exmo. Senhor Prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretario de Obras o Senhor Maurilio Sampaio que seja feito o asfalto na Rua José do Perron Alencar no Bairro Divino Espirito Santo. Requerimento- 533/2017, solicitou ao Sr. Prefeito Clebel de Cordeiro e ao Secretario de Obras o Senhor Maurílio Sampaio que seja feito asfalto na Rua Antônio Figueira Soares no Bairro Santa Margarida. O mesmo lamentou a situação de desemprego em nosso Município, pediu explicação a Empresa Emsa, por qual motivo o povo do município não esta sendo contratado. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.O Vereador e Professor Hercílio de Alencar, Iniciou com votos de pesar aos familiares de sua Madrinha Dona Ivanice Sampaio, a qual tinha muito carinho e respeito. Em seguida apresentou os seguintes Requerimentos-523/2017 9 , em virtude do Requerimento nº 044/2017, solicitou a aquisição de ambulâncias, em caráter de urgência, o mesmo no uso das legais atribuições requer ao Exmo. Sr. Prefeito, que faça gestão junto a quem de direito, a fim de que as ambulâncias possam atuar (funcionar) para atender as demandas da população em caráter de urgência. Requerimento- 524/2017, requereu ao Exmo. Sr prefeito do município, que faça gestão junto a quem de direito, a fim de promover melhorias na iluminação publica na Rua João da Cruz Neves – Nossa Sra. Aparecida – (enfrente a casa do Professor Charles, 277). Requerimento- 525/2017 – onde solicitou ao Exmo. Sr Prefeito, que faça gestão junto a quem de direito, a fim de promover melhorias da iluminação pública na Rua Umbelino de Sá Araújo – Bairro. N. Sr.ª do Perpétuo Socorro (riachinho), Requerimento- 526/2017- visando o bem estar social dos nossos munícipes, requer ao, Exmo. Sr. Prefeito, no sentido de apoiar e incentivar o esporte amador. O vereador também apresentou as seguintes Indicações: Indicação- 234/2017 , indicou a construção de uma ondulação transversal, popularmente conhecidas como lombadas ou quebra-molas na Rua Lourival Sampaio- Nossa Sra. de Graças, em frente ao curso integrado Sapiento. Indicação- 235 e 236/2017 – solicitou ao Exmo. Sr Prefeito, que faça gestão junto a quem de direito, a fim de promover a pavimentação da Rua Antônio Alves da Cruz- Nossa Sra. do Perpétuo Socorro (riachinho) e da Rua José Luiz de Oliveira- Santa Margarida, neste município. Relatou que o poder executivo tem que priorizar as empresas da cidade, e que após 8 meses de governo ainda não houve nenhum atendimento das ambulâncias compradas..

O Vereador Veronaldo Gonçalves, apresentou o Requerimento- 527/2017, onde requereu ao Sr Prefeito junto ao Secretário de Desenvolvimento Rural, que disponibilize uma máquina retroescavadeira, para limpeza de terreno na comunidade de Contendas (no 3º distrito), para construção de cisternas. O mesmo também apresentou uma Indicação- 237/2017 – indicou ao Sr Prefeito que junto ao Secretário de Serviços Públicos, que realize a construção de redutores de velocidade “lombadas” na Rua Joaquim Nabuco, no Bairro Santo Antônio. Apresentou uma Moção de Pesar, onde Formula votos de pesar aos familiares do Senhor Antônio Balbino dos Reis popular (Antônio de Ana). Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio

O Vereador Erivaldo Pedro Pereira, apresentou os seguintes Requerimentos- 534/2017 – requereu ao Exmo. Senhor Prefeito, que autorize a secretaria de desenvolvimento rural a melhorar a limpeza interna do mercado público. Requerimento- 535/2017- solicitou ao Exmo. Senhor Prefeito, que autorize a secretaria responsável a retirar/remover as árvores mortas existentes nas praças e canteiros, uma vez que causa um aspecto de abandono. O mesmo apresentou a Indicação- 241/2017, indicou ao Prefeito que autorize a secretaria de desenvolvimento urbano e obras, a executar serviços de pavimentação em paralelepípedo na Rua Geroncio Martins Vieira – Bairro Nossa Senhora de Fátima. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

A Vereadora Paizinha Patriota, apresentou os seguintes requerimentos: Requerimento – 519/2017 – Solicitou que seja encaminhada ao Secretário de Serviços Públicos a execução do programa cidade limpa, povo educado nas mediações da Escola Paulo Fernandes e CAGEPE localizados no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Requerimento- 520/2017 – requereu o pedido de limpeza das barragens do sítio retiro nas propriedades dos senhores Aprígio Miguel, Aprígio filho, Manoel Miguel e do Sr. Manoel de Barros Filho. A vereadora também apresentou as seguintes Indicações: Indicação – 232 e 233/2017 – solicitou ao Senhor Prefeito do município junto ao Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras o calçamento da Rua Manoel Alencar de Araújo no Bairro Planalto e da Rua Rio Branco no Bairro Novo Salgueiro. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

O Vereador Ednaldo Barros, apresentou o Requerimento- 518/2017, onde solicitou a Secretaria de Serviços Públicos que sejam colocadas lâmpadas nos postes X136786 e X136785 da Rua Jardim da Itália no Bairro Imperador, uma vez que a falta de iluminação tem gerado a insegurança dos moradores. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

O Vereador José Carlos de Carvalho Parente apresentou os seguintes requerimentos: Requerimento-521 e 522/2017, solicitou ao Ilustríssimo Secretário de Serviços Públicos, o Senhor Orlando Parente, para que adotem as medidas necessárias a fim de promover recuperação do sistema de iluminação da Rua 10 no Bairro da COHAB e que providencie lâmpada do poste da Rua Francisco Teles, no Bairro Imperador.

A Vereadora Eliane Alves Apresentou o Requerimento- 528/2017, onde requereu ao Poder Executivo Municipal e a quem for de direito, para que faça a recomposição e manutenção das lixeiras distribuídas nas ruas e avenidas em todos os bairros da cidade e nos distritos, bem como nas praças e pontos próximos escolas e em outros estabelecimentos públicos de grande movimentação. A mesma apresentou Indicação- 238/2017- indicou ao Poder Executivo Municipal instalar um coletor de lixo de tamanho proporcional próximo ao posto Caravan (Rua Valdemar Menezes) e efetuar a coleta e manutenção constante no local. Indicação – 239/2017 – solicitou ao Poder Executivo Municipal a colocação de placas indicativas nas estradas que dão acesso aos distritos e pontos de turismo rural do município. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

O Vereador Flavinho Barros, apresentou na Casa Legislativa, o seguinte Requerimento – 529/2017 – requereu a contratação de 01 (um) porteiro para a Escola Joaquim Barbosa de Maria, localizada no Pau Ferro, 5º Distrito, o mesmo apresentou a indicação- 240/2017, indicou a promoção de ações voltadas à “Semana Municipal de Valorização da Família”, durante a semana do dia 21 (vinte e um) de outubro, conforme previsto pela lei municipal nº 1.933/2014. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

O Vereador Augusto Matias Neto, apresentou os Requerimento – 530/2017, solicitou ao Exmo. Sr. Prefeito Clebel Cordeiro, o apelo junto com a secretaria de obras que seja feito uma lombada na Rua São Vicente no Bairro Divino nas mediações da residência nº311. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

O Vereador Bruno Marreca, explanou sobre seu requerimento. Requerimento 531/2017 – solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretário de Saúde, senhor Felype Sampaio, para criar um posto de saúde avançado no 2º distrito, a ser localizado no assentamento José Luiz de Barros. Apresentou votos de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio.

O Vereador Auremar de Carvalho parabenizou a comunidade de Conceição das Crioulas pela belíssima festa, relatou sobre a visita que fez a Transposição, juntamente ao vereador Pedro de Compadre, cobrou ao Governo para que Empresa Emsa, possa dar continuidade, cobrou da empresa a contratação do povo do nosso município. O mesmo apresentou MOÇÃO DE PESAR aos familiares de Ivanise Valença Sampaio.

O Vereador George Arraes, iniciou com o voto de pesar aos familiares de Dona Ivanice Sampaio. Sugere para que seja feita uma mobilização em relação à violência na nossa região. Falou sobre o desperdício de dinheiro publico na Transposição e Transnordestina, que o planejamento foi equivocado, mais que é necessário lutar para que a obra volte e com qualidade.

Voltou para a apreciação do plenário desta Casa Legislativa, O Projeto de Lei (Executivo) 7/2017- Onde autoriza o Poder Executivo a alienar por meio de doação um terreno urbano de propriedade do município à indústria pernambucana de panificação-São Romano – CNPJ:10281879/0001-40.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Salgueiro-PE

2 COMENTÁRIOS

  1. Ꮃhen you elect to freelance, you will also be in ⅽommand of your own schedule.

    Instead of being certain to the 9-to-5 work day of most regulation ρlaces
    of work, both your day by day scһedule and your calendar as an entirе will lіkely be largely up to you.
    Ꮤhether or nnot it iis advisabⅼe to taҝe
    day without work, or whether or not y᧐u want
    to tackle ɑ heavier workload, freelancing will meet your needs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome