À espera da sucessão real, Amsterdã se prepara e aumenta segurança

0

Enfeitada e com fortes medidas de segurança, a cidade de Amsterdã espera representantes de casas reais e de governos de todo o mundo que, na próxima terça-feira, assistirão à cerimônia de entronização do próximo rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, que completa 46 anos neste sábado.

Festividade e segurança são os dois principais pontos do plano do prefeito da capital holandesa, Eberhard van der Laan, para o dia da sucessão ao trono. A área onde a segurança terá níveis máximos de manhã será a da praça Dam, onde fica o Palácio Real, no qual será assinado o ato de abdicação, e a Igreja Nova, onde o futuro rei será investido em frente a mais de 2 mil convidados.

O governo local determinou que no máximo 25 mil pessoas poderão estar na praça Dam, onde será possível realizar ‘manifestações individuais’ contra a monarquia, porém não as em grupo, já que para estas estão reservadas seis áreas especiais na cidade.

Espera-se que militantes republicanos se manifestem na Dam com cartazes ou camisetas brancas contra a monarquia.

Segundo especialistas, a principal ameaça à segurança corresponde a ações individuais imprevistas como a ocorrida na celebração do Dia da Rainha em 2009, quando um jovem arrancou com seu carro em meio à multidão, causando sete mortes, além da sua.

Outro exemplo de menor relevância é o incidente ocorrido no dia do Discurso da Coroa em 2010, quando um homem jogou na carruagem real, com a rainha Beatrix e os príncipes herdeiros dentro dela, um suporte de vela de meio quilo de peso.

Os moradores das imediações da praça não poderão ir às janelas e varandas, e o hotel Krasnapolsky não poderá ocupar os cerca de 30 quartos mais próximos dela.

Cerca de 9 mil agentes serão os responsáveis por zelar pela segurança nas ruas, que em contraste com o rigoroso esquema, espera-se que tenham um ambiente festivo sem lugar para incidentes de violência popular como os ocorridos em 1980, na cerimônia de entronização da rainha Beatrix.

A três dias do megaevento, a cidade continua se preparando: edifícios colocaram grandes coroas em seus telhados, a Estação Central foi decorada com bandeiras – assim como ônibus, bondes e residências -, e as ruas foram enfeitadas.

A entronização do novo rei também chegou aos supermercados e às lojas holandesas. A campanha comercial abrange desde as típicas camisetas com o rosto de Willem-Alexander a xícaras, pacotes de café e de balas.

A Holanda vai comemorar na terça-feira seu último Dia da Rainha, uma festividade que tradicionalmente coincide com a data do aniversário do ou da monarca regente, embora a rainha Beatrix, nascida um 31 de janeiro, tenha mantido após sua coroação o dia do aniversário de sua mãe, a rainha Juliana, para essa celebração.

Após a entronização do príncipe herdeiro, que reinará com o nome de Willem-Alexander e prescindiu de qualquer número acompanhando seu título, a Holanda passará a celebrar o ‘dia do Rei’ a cada 27 de abril, data do aniversário do monarca.

Cerca de 10 prefeituras anteciparam hoje a comemoração das atividades do Dia da Rainha, com medo de que no próximo dia 30 muita gente prefira ficar em casa assistindo à transmissão ao vivo pela rede pública de TV ‘NOS’ da coroação do novo rei.

Fonte: msn.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome