Ambulâncias do município de Araripina desaparecem
Ambulâncias do município de Araripina desaparecem

Ambulâncias do município de Araripina desaparecem

15 de dezembro de 2011

Sete das oito ambulâncias que estavam estacionadas no hospital público Santa Maria, no município de Araripina, Sertão do Estado pernambucano, desapareceram misteriosamente na última terça-feira (13). 
O fato aconteceu exatamente um dia após o Secretário de Saúde, Venilton Carlos, ser exonerado do cargo público, e dois dias após o afastamento do prefeito da cidade, Lula Sampaio (PTB), que está sendo investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ato de probidade administrativa. O afastamento do cargo, no caso do prefeito, está previsto para 180 dias.
Segundo informações do chefe de gabinete da cidade e assessor em exercício, Lídio Santiago, o atual prefeito, Alexandre Arraes (PSB), recebeu a notícia do sumiço das ambulâncias e ficou surpreso, afirmando não ter a menor ideia dos envolvidos no caso das ambulâncias. “Arraes assumiu a prefeitura, mas não teve acesso aos documentos do gabinete que foram lacrados para investigações. Com isso, ele não teve como analisar os contratos que alugaram as ambulâncias e nem se elas são de laranjas”, contou Santiago.        
De acordo com o assessor, o prefeito em exercício (após tomar posse do cargo) exonerou alguns secretários, entre eles, o de saúde. “O novo secretário, Valmir Lacerda, foi quem constatou que as ambulâncias haviam sumido. Elas estavam sob tutela do diretor do hospital em questão, que também não soube explicar o fato”, acrescentou.
Como o município não dispõe de uma unidade hospitalar de emergência, os pacientes estão sendo transferidos para o Hospital Regional de Ouricui, cerca de 60 km da cidade, em carros improvisados. O prefeito deu entrada em um processo para investigação do caso e pretende pedir ajuda emergencial do governo do estado de Pernambuco e de cidades vizinhas para que ambulâncias sejam emprestadas ao município de Araripira.

FACESF POS GRADUACAO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *