Ambulâncias do município de Araripina desaparecem

0

Sete das oito ambulâncias que estavam estacionadas no hospital público Santa Maria, no município de Araripina, Sertão do Estado pernambucano, desapareceram misteriosamente na última terça-feira (13). 
O fato aconteceu exatamente um dia após o Secretário de Saúde, Venilton Carlos, ser exonerado do cargo público, e dois dias após o afastamento do prefeito da cidade, Lula Sampaio (PTB), que está sendo investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ato de probidade administrativa. O afastamento do cargo, no caso do prefeito, está previsto para 180 dias.
Segundo informações do chefe de gabinete da cidade e assessor em exercício, Lídio Santiago, o atual prefeito, Alexandre Arraes (PSB), recebeu a notícia do sumiço das ambulâncias e ficou surpreso, afirmando não ter a menor ideia dos envolvidos no caso das ambulâncias. “Arraes assumiu a prefeitura, mas não teve acesso aos documentos do gabinete que foram lacrados para investigações. Com isso, ele não teve como analisar os contratos que alugaram as ambulâncias e nem se elas são de laranjas”, contou Santiago.        
De acordo com o assessor, o prefeito em exercício (após tomar posse do cargo) exonerou alguns secretários, entre eles, o de saúde. “O novo secretário, Valmir Lacerda, foi quem constatou que as ambulâncias haviam sumido. Elas estavam sob tutela do diretor do hospital em questão, que também não soube explicar o fato”, acrescentou.
Como o município não dispõe de uma unidade hospitalar de emergência, os pacientes estão sendo transferidos para o Hospital Regional de Ouricui, cerca de 60 km da cidade, em carros improvisados. O prefeito deu entrada em um processo para investigação do caso e pretende pedir ajuda emergencial do governo do estado de Pernambuco e de cidades vizinhas para que ambulâncias sejam emprestadas ao município de Araripira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome