Armando e Mendonça se aproxima de seus principais concorrentes na disputa pelo governo e senado

0

Pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data, mostra cenários totalmente diferentes na corrida para o governo de Pernambuco e para as duas vagas do senado, levando em consideração aos números apresentados em pesquisas anteriores.  Essa é a segunda rodada de pesquisas do Instituto, onde foram distribuídos 1.000 questionários entre os dias 21 e 22 deste mês, com uma margem de erro de três pontos percentuais, ou para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-PE sob o nº 03887/2018.

Na pesquisa estimulada quando o entrevistador apresenta uma lista com os nomes dos candidatos, o governador Paulo Câmara (PSB) que tenta a reeleição aparece com 34% das intenções de voto, já o seu principal concorrente o senador Armando Monteiro (PTB) tem 30%, levando em consideração que a margem de erro é de três pontos percentuais os dois estão tecnicamente empatados. Nessa modalidade o candidato Julio Lossio (REDE) tem 5%, Maurício Rands (Pros) 4%, Dani Portela (Psol) 2%, Outros 1%, Brancos e nulos 15% e indecisos 9%.

Na modalidade espontânea quando o entrevistador apenas pergunta se o eleitor já tem um candidato para governador, Paulo Câmara (PSB) aparece com 22% e Armando Monteiro (PTB) 19%, como a diferença é três pontos percentuais o empate técnico permanece entre os dois principais concorrentes ao governo de Pernambuco. O candidato Maurício Rands (Pros) tem 2%, Julio Lossio (Rede) os mesmos 2% e Dani Portela (Psol) 1%, Brancos e nulos somam 15% e indecisos 39%. A candidata Simone Fontana do PSTU não pontuou.

Numa provável disputa de segundo turno entre o candidato a reeleição Paulo Câmara e Armando Monteiro, os números da pesquisa mostram mais uma vez empate técnico. Câmara aparece em primeiro com 40% e com apenas dois a menos o candidato Armando com 38%, ainda de acordo com os números do Instituto, brancos e nulos somam 17%, já os eleitores indecisos soam 5%.

Paulo Câmara amplia a liderança em relação ao candidato petebista quando o assunto é rejeição, o socialista tem 45% de rejeição, Armando Monteiro 30%, Maurício Rands 19%, Julio Lossio 17%, Simone Fontana 17%, Dani Portela 17%, Ana Patrícia Alves 15%. A taxa de rejeição de Paulo Câmara é muito alta, 15 pontos a mais que seu principal concorrente o senador Armando Monteiro. Lembrando que falta apenas 13 dias para a votação de primeiro turno, pouco tempo para os candidatos convencerem os eleitores indecisos e ainda diminuírem a taxa de rejeição.

Em relação à disputa por uma das vagas ao Senado os números do Real Time Big Data também apresentam cenários diferentes, veja os números: Jarbas Vasconcelos (MDB) 33%, Mendonça Filho (DEM) 30%. Humberto Costa (PT), 26%, Bruno Araújo (PSDB) 14%, Silvio Costa (Avante) 11%, Pastor Jairinho (Rede) 4%, Adriana Rocha (Rede) 2%, Outros 2%. Indecisos para a primeira vaga 9%, Brancos/Nulos para a primeira vaga 15%, Indecisos para a segunda vaga 33%, Brancos/Nulos para a segunda vaga 21%. Mendonça Filho se apresenta não apenas como forte candidato a uma das vagas, sim em condições de sair com a maior votação entre todos os concorrentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome