Assembleia Legislativa de Pernambuco em: Resumo do Plenário nesta quinta-feira

1

Resumo do Plenario Alepe

Privatização do Aeroporto dos Guararapes é tema de pronunciamento

O anúncio da inclusão do Aeroporto Internacional dos Guararapes no programa de privatizações do Governo Federal motivou o pronunciamento do deputado Zé Maurício, do PP, na Reunião Plenária dessa quinta. Ele disse que não é contra a parceria com a iniciativa privada, mas criticou a forma como a questão está sendo conduzida. “Ressalto que, se for necessário, faremos trincheiras contra essas decisões obscuras do Governo Federal que venham a impactar negativamente o povo pernambucano.”

Adalto Santos, do PSB, reclamou da poluição visual provocada por pichações na Região Metropolitana do Recife. O parlamentar pediu que o Poder Público tome providências para fazer valer a lei federal que pune o ato de pichar com detenção de três meses a um ano e multa. “É importantíssimo porque essas pessoas estavam se sentindo excluídas, como se elas também não tivessem direito de cuidar dos seus filhos.”

O Poder Executivo vai enviar para a Alepe uma alteração no projeto de lei que concede horário especial de trabalho para os servidores públicos estaduais responsáveis por pessoas com deficiência. O anúncio foi feito pela deputada Terezinha Nunes, do PSDB. Segundo a parlamentar, a mudança é para retirar o artigo que excluía do benefício quem trabalha em regime de plantão.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que termina nessa sexta, foi celebrada pela deputada Roberta Arraes, do PSB. Ela se disse orgulhosa de integrar a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e se comprometeu a levar as discussões sobre o tema para o Sertão do Araripe.

Priscila Krause, do Democratas, lembrou que 24 de agosto marca a inauguração do Teatro do Parque, no Recife, há 102 anos. A parlamentar destacou a importância do prédio para a cena cultural, com políticas de incentivo ao acesso da população, e lamentou a demora em realizar as obras de restauração do edifício, fechado desde 2010. “Nós vamos prestar atenção e não admitiremos como justificativa uma que vem sendo dada há muito tempo: é a crise. Não é a crise, é prioridade, aliás, é falta de prioridade”

A revisão da Política Nacional de Atenção Básica, PNAB, proposta pelo Ministério da Saúde, foi questionada pelo deputado Isaltino Nascimento, do PSB. O líder do Governo discordou de medidas como a redução do número de agentes comunitários de saúde, responsáveis por um trabalho de prevenção que, segundo ele, contribuiu para a redução da mortalidade materno-infantil e melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. “Os agentes comunitários de saúde, como todos os profissionais que atuam na equipe de saúde da família, eles vão à casa das pessoas. Esse trabalho é um trabalho relevante, importantíssimo.”

Isaltino anunciou a realização de audiência pública para tratar do tema. Será na próxima segunda-feira, às nove da manhã, no auditório da Alepe.

Rodrigo Novaes, do PSD, disse que o fechamento de agências bancárias no Interior do estado é reflexo da falta de investimento das instituições em tecnologia para evitar a ação dos bandidos. O parlamentar  anunciou que vai apresentar um projeto de lei para obrigar os bancos que permanecerem fechados a providenciar o transporte dos clientes para cidades que disponham do serviço. “Isso parece fora de razão, desarrazoado, ou talvez seja um exagero. Mas exagero na verdade é o comportamento que esses bancos têm tido aqui no estado de Pernambuco”.

Fonte: Radio Alepe

1 COMENTÁRIO

  1. Boa ideia essa do deputado Rodrigo Novaes de apresentar uma proposta obrigando os bancos a bancarem o deslocamento dos seus clientes para outras localidades.

    Não é um propósito “desarrazoado” não, seu deputado. O senhor está coberto de razão. Faça sol ou faça chuva, os bancos no Brasil têm lucros exorbitantes. Para os banqueiros do país, nunca há crise, ganham muito dinheiro seja qual for a situação do país. Segundo a revista “Forbes” (2017), o banqueiro mais rico do mundo é brasileiro.

    O problema é que os bancos, mesmo com todo o lucro que têm, não investem na melhoria dos serviços de atendimento e de segurança prestados aos clientes. Em alguns bancos, o atendimento é péssimo, e a segurança é mínima.

    Portanto, bastante positiva e oportuna essa proposta do deputado Rodrigo Novaes, se de fato for levada a efeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome