Audiência pública discute ações de enfrentamento do trabalho infantil no município de Cabrobó-PE

0

Audiencia Publica 2018 por E-mail (7) Audiencia Publica 2018 por E-mail (13) Audiencia Publica 2018 por E-mail (15)

Com o tema: “Trabalho não é brincadeira de criança”, o município de Cabrobó realizou Audiência Pública, onde foram debatidas as Estratégias e Ações de Enfrentamento do Trabalho Infantil.

Representantes do governo municipal de Cabrobó e de toda a rede de Enfrentamento ao Trabalho Infantil se reuniram, nesta quinta-feira (22/02/2018), para discutir as estratégias de combate à exploração do trabalho infantil no município. O assunto foi o tema principal de uma Audiência Pública realizada no auditório da escola de Referência em Ensino Médio – EREM José Caldas Cavalcanti.

Na abertura do evento promovido pela Secretaria de Assistência Social de Cabrobó, o secretário da pasta, Paulo Gonçalves do Nascimento, destacou o papel do setor público e da sociedade civil no combate à exploração do trabalho infantil, “Este momento de discussão entre a população e o poder público é fundamental para a conscientização e a participação na construção das estratégias e ações de enfrentamento do Trabalho Infantil, fortalecendo as políticas públicas tornando-as mais eficazes, concretas, dinâmicas e efetivas”, falou o secretário.

De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, 2,7 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalham, sendo 1 milhão no campo e 1,7 milhão nas cidades. No entanto, há um crescimento do trabalho infantil entre as crianças de 5 a 9 anos, nos últimos três anos, que trabalham com suas famílias no campo, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.

Em Cabrobó, as ações de combate à exploração têm sido intensificadas através de ações de conscientização e da busca ativa realizada em pontos estratégicos como postos de gasolina, restaurantes, mercado público, CEASA, zona rural e locais de maior incidência de trabalho infantil.

A audiência pública foi conduzida pelo coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Leônidas Leal da Silva.

Na ocasião, o Prefeito do Município foi representado pelo Secretário de Agricultura Glênio Rodrigues Nogueira, o evento contou ainda com a participação do Delegado de Polícia Civil Dr. Elioenai Dias Santos Filho, o representante da Polícia Militar, Capitão Augusto Farias Magalhães, também presentes o Sr. Cristiano Torres (Presidente do CDL/Cabrobó), representantes de Grêmios Estudantil, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Secretaria da Mulher, Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Planejamento, Conselheiros Municipais de Defesa de Direitos da Criança e  do Adolescente, profissionais do SUAS, entre outros órgãos ligados à proteção social.

Na opinião do Secretário de Assistência Social, criança tem que está na escola, estudando e não trabalhando, “trabalhar para ajudar no sustento da família, não é papel da criança, ser provedora de renda, o papel de crianças é de ir à escola, de brincar e não ainda criança assumir o papel de um adulto”, concluiu Paulo Gonçalves do Nascimento.

Apesar de ser um dia atípico em nossa região, com chuva no início do dia, participaram do evento cerca de 150 (cento e cinquenta) pessoas, que durante todo período da manhã, debateram Estratégias e Ações de Enfrentamento do Trabalho Infantil, onde foi construída uma agenda positiva de ações com objetivo de reduzir, cada vez mais, a incidência de Trabalho Infantil em todo território de Cabrobó-PE.

Fonte: Secretaria de Assistência Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome