Audiência Pública para debater o futuro da região vai acontecer no mês de abril em Cabrobó

0

audiencia-publica-site

O gigantesco projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, obra do governo federal começou no ano de 2007 com previsão de gastos na ordem de R$ 4.8 bilhões, 10 anos depois esse valor quase que dobrou e hoje está em torno de 8.2 bilhões de reais. O Eixo Leste que tira água do lago da barragem de Itaparica, já está abastecendo as torneiras de varias famílias dos estados de Pernambuco e da Paraíba. Já o Eixo Norte o maior do projeto da transposição, tem seu inicio em território do município de Cabrobó, região do sertão do estado de Pernambuco. De acordo com o ministério da integração nacional, pasta do governo responsável pela execução projeto, as obras do eixo Norte deve ficar pronta até o final de 2017.

O que vem causando indignação e ao mesmo tempo revolta as populações dos municípios da região é o fato da água sair do sertão, rasgar todo território cabroboense e o município apenas assistir tudo isso e continuar com as humilhações provocadas pelo abastecimento do carro pipa. Outra situação de desconforto para as famílias de Cabrobó, Orocó, Parnamirim e Terra Nova, é que enquanto os municípios de varias regiões e de outros estados, estão ansiosos a espera pela água do velho Chico para promover desenvolvimento, por aqui se depender do MI vão ficar a ver navio e em terra seca.

Cansados de esperarem que as autoridades do estado ou da união, apresentem propostas que garantam a essas famílias o direito a produção com recursos hídricos do canal da transposição, as lideranças politicas desses municípios, juntamente com a sociedade organizada e associações de produtores rurais, vem se mobilizando através de audiências públicas para que esses direitos sejam assegurados. Já aconteceram eventos dessa natureza nas cidades de Orocó e Parnamirim respectivamente, agora é a vez de Cabrobó mobilizar a sociedade e chamar a atenção das autoridades para esse importantíssimo pleito.

A data ainda não está definida, os organizadores esperam a participação de autoridades do governo de Pernambuco, bem como, da União, portanto fica dependendo desse ajuste para dar inicio a mobilização em favor do desenvolvimento da região. O principio objetivo da audiência pública que vai acontecer em Cabrobó é para discutir o desenvolvimento econômico de Cabrobó e da região, através da perenização do Riacho Grande e do rio Brígida, ainda da instalação do Perímetro Irrigado do Jatobá. “A transposição deve deixar oportunidades para a região de onde ela começa, e não um rastro de destruição de sonhos e esperanças”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome