Belém do São Francisco: A 73ª Zona Eleitoral do município ultrapassa a meta dos 17 mil eleitores e não corre mais o risco de ser extinta

0

Em visita ao município de Belém do São Francisco, no dia 31 de agosto do ano passado, o Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Dr. José Henrique, realizou naquela oportunidade e acompanhado de autoridades política, com participação da sociedade, uma audiência publica para tratar do recadastramento biométrico no município. Naquela ocasião o Desembargador disse que o eleitor que deixar de realizar o recadastramento biométrico poderia ter seu titulo cancelado, restrições no CPF, perde benefícios de programas sociais, como bolsa família, deixar de realizar matriculas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo publico, obtenção de empréstimos bancários entre outros impedimentos.

Já o município, caso não atingisse a meta estabelecida pelo TSE, sofreria impactos negativos, como redução no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), além de perder a sua 73ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de Belém do São Francisco e Itacuruba, passando a integrar as Zonas Eleitorais de Cabrobó e Salgueiro.

A meta estabelecida a ser cumprida é de 17 mil eleitores.

A boa noticia é que a 73ª Zona Eleitoral que compreende os municípios citados, já consegue ultrapassar os 17 mil eleitores no recadastramento biométrico e com isso não corre mais o risco de ter sua Zona extinta e não sofrerá outras punições.

Entenda o caso:

A extinção de Zonas Eleitorais vai permitir economia de mais de 4 milhões por ano diz TRE-PE.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), anunciou no dia 16/08/2017 que vai ser extinta 26 Zonas Eleitorais localizadas no interior do estado. O rezoneamento ocorre em todo Brasil a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse processo leva em conta, entre outros fatores, o aprimoramento do trabalho e o corte de gastos. A mudança vai permitir, segundo o tribunal, uma economia de R$ 4,7 milhões por ano. O assessor da corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, garantiu que a novidade não causaria impacto na vida do eleitor, pelo menos até a próxima votação em outubro 2018. “Na pratica não muda nada do ponto de vista do eleitor. Ele irá votar na próxima eleição no seu local de costume, lá será informado sobre as novas Zonas e Seção, e isso constará no titulo. Pode ser que mais na frente ele tenha que votar em outro município”, pontuou.

A economia, de acordo com o TRE-PE engloba gastos com aluguel, limpeza e pessoal bem como gratificações de juízes e servidores. A decisão do TSE tem em vista o equilíbrio entre a necessidade de adequação de Zonas Eleitorais e a manutenção da qualidade dos serviços prestados a população, “Esse corte de Zonas se baseia, principalmente, na densidade demográfica de cada local. O TSE queria que extinguíssemos 81 Zonas Eleitorais no estado de Pernambuco, mais isso é impossível. Não íamos extinguir uma Zona por causa de 500 eleitores, por exemplo,” explicou. No inicio de junho 2017, o tribunal suprimiu três Zonas Eleitorais da capital do estado, Recife. São elas as Zonas  151,148 e 103, já no dia (18), do mesmo mês anunciou as 26 do interior, somando um total de 29 Zonas Eleitorais extintas, ou seja, Pernambuco contava com 151 agora passou a contar com 122 Zonas Eleitorais.

Confira a lista das zonas eleitorais do interior do estado que foram extintas:

Zona 32 – Alianca

Zona 87- Angelim

Zona 115 – Cachoeirinha

Zona 126 – Cumaru

Zona 96 – Cupira

Zona 29 – Gameleira

Zona 129 – Ipubi

Zona 134 – Jatauba

Zona 111- Joaquim Nabuco

Zona 124 – Jurema

Zona 122 – Lagoa dos Gatos

Zona 139 – Maraial

Zona 96 – Orobo

Zona 49 – Panelas

Zona 142 – Primavera

Zona 97 – Riacho das Almas

Zona 123 – Sanharo

Zona 140 – Santa Maria do Cambuca

Zona 53 – Canhotinho

Zona 40 – Sao joaquim do Monte

Zona 141 – Sao Vicente Ferrer

Zona 22 – Sirinhaem

Zona 93 – Vicencia

Zona 104 – Goiana

Zona 110 – Jaboatao dos Guararapes

Zona 113 – Olinda

A 73ª Zona Eleitoral de Belém do São Francisco, que compreende os municípios de Belém São Francisco e Itacuruba só entraria na lista se não cumprisse a meta de 17 mil eleitores, estabelecida pelo TRE-PE através do recadastramento biométrico.

Numero de eleitores nos dois municípios segundo o TRE-PE são: Belém do São Francisco -15.918 e Itacuruba 4.521.

Os servidores do Cartório Eleitoral de Belém do São Francisco, esclarece que a meta estabelecida pela Justiça Eleitoral só foi alcançada graças aos eleitores de Itacuruba. Os mesmos pedem aos eleitores de Belém do São Francisco que não foram fazer o recadastramento biométrico, que compareçam ao Cartório Eleitoral para fazer e se atualizar.

Por Julio Cesar

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome