Belém do São Francisco: Festa de “Nossa Senhora do Patrocínio” completa 175 anos de fé e devoção

0

Com o Tema “Com Maria, trabalhemos na vinha do Senhor” e com o lema: ” Ide também vos trabalhar na minha vinha” Mt 20,1-16, começa na próxima quinta-feira (28/11/2018), o novenario em louvor a “Nossa Senhora do Patrocínio ” padroeira do município de Belém do São Francisco, que esse ano completa 175 anos de fé e devoção.

A festa começa as 18:00h com uma procissão saindo da Igreja Matriz de  Nossa Senhora do Patrocínio localizada no bairro Beira Rio, até a Igreja Menino Deus no centro da cidade onde é realizado a festa. As 19:00h hasteamento das bandeiras, as 19:30h santa missa.

Durante todos os dias de festa, cada um dos noiteiros ficara responsável pelo seu dia. O encerramento da festa acontece no dia 08 de dezembro com batizados, procissão e missa festiva celebrada pelo bispo Dom Gabriel Marechesi, bispo diocesano de Floresta.

Um pouco da Historia da festa

Em meados de 1839 a 1942, começou as novenas em louvor a Nossa Senhora da Conceição, naquela época a festa era realizada debaixo de pés de juazeiro e caatigueiras. Foi quando seu Antonio de Sá Araujo, conhecido por senhorzinho, ficou a frente de construir, a primeira capela para consagrar a Nossa Senhora da Conceição. Um de seus fiéis, o senhor Inácio Alves de Carvalho da fazenda Cana Brava estava com sua filha doente e fez uma promessa a Nossa senhora da Conceição. Caso sua filha ficasse boa da enfermidade, doaria a primeira santa a capela, e foi o que aconteceu, sua filha foi curada, e seu Inácio encomendou a santa para a capela, demorou dias e dias, para que a encomenda chegasse a fazenda. Um bom tempo depois chegou a encomenda. Ao abrir, seu Inácio e os fiéis ficaram surpresos, pois a imagem era de Nossa Senhora do Patrocínio, tambem conhecida como Nossa Senhora do Amparo. A troca, por que fez a compra, acidental ou intencional, foi considerada um desígnio de Deus, foi dai que a cidade adotou Nossa Senhora do Patrocínio, em definitivo, como sua venerada padroeira.

No Brasil, se tem conhecimento de existirem, apenas mais duas igrejas dedicada a nossa Senhora do Patrocínio: uma na praça Jose Alencar em Fortaleza e a outra na cidade de Aiuaba, ambas no estado do Ceará. Nelas as festas da padroeira tem data diferente do novenario de Belém, inferindo se no período de Nossa Senhora da Conceição, seguindo a tradição da primeira festa.

Por: Julio César

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome