Cabrobó 90 Anos: Nossa economia e a riqueza do Rio São Francisco

0

Hoje chegamos a mais um dia de homenagens a nossa terra querida, Cabrobó!, próximo dia 11 de setembro o município comemora 90 anos de Emancipação Política, a cidade é conhecida por suas belezas naturais, bem como por sua gente hospitaleira, alegre e de paz. O Blog do Didi Galvão, Rádio Web Didi Galvão, Rádio Parnamirim FM e Rádio Terra Nova FM do Sistema Beto Som de Comunicação, faremos nesse mês de aniversário uma série de homenagens a essa que é a mais linda cidade do Sertão Pernambucano.

Economia
Segundo dados sobre o produto interno bruto dos municípios, divulgado pelo IBGE referente ao ano de 2011, a soma das riquezas produzidos no município de Cabrobó é de 217.661 milhões de reais (52° maior do estado). Sendo o setor de serviços o mais mais representativo na economia cabroboense, somando 137.245 milhões. Já os setores industrial e da agricultura representam 33.695 milhões e 32.473 milhões, respectivamente. O PIB per capita do município é de apenas 6.978,34 mil reais (44° maior do estado).

Rio São Francisco
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 quilômetros quadrados. Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 quilômetros, mas chega a 2 863 quilômetros quando medido ao longo do trecho geográfico.

A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”.

Eixo Norte: Constitui-se em um percurso de aproximadamente 400 km alimentando 4 rios, três sub-bacias do São Francisco (Brígida, Terra Nova e Pajeú) e mais dois açudes: Entre Montes e Chapéu, com ponto de captação de águas em Cabrobó.

As águas serão transpostas aos rios Salgado e Jaguaribe até os reservatórios de Atalho e Castanhão no Ceará; ao Rio Apodi, no Rio Grande do Norte; e Rio Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte, chegando aos reservatórios de Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, ambos na Paraíba e Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.

“Cabrobó terra da Cebola e do Arroz” e agora “Cabrobó terra da transposição”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome