Câmara de Orocó aprova Projeto de Lei que muda o nome do Perímetro Irrigado Brígida para Reassentamento Zé Preá
Câmara de Orocó aprova Projeto de Lei que muda o nome do Perímetro Irrigado Brígida para Reassentamento Zé Preá

Câmara de Orocó aprova Projeto de Lei que muda o nome do Perímetro Irrigado Brígida para Reassentamento Zé Preá

24 de Abril de 2018

Na sessão desta terça-feira os vereadores de Orocó aprovaram o Projeto de Lei nº 001/2018, de autoria do vereador Luiz Bernardino Alves (PT). O PL nº 001/2018 propõe mudança de nome do Projeto de Irrigação Brígida, que passa a se chamar Reassentamento Zé Preá. O PL tramitou pelas comissões competentes e em todas elas foi aprovado por unanimidade, o pleno da câmara aprovou os pareceres das comissões e após apreciação do Projeto o mesmo foi aprovado em Plenário.

Os vereadores que estiveram presentes na sessão desta terça-feira e fizeram uso da tribuna, elogiaram a iniciativa do colega Luiz Bernardino que propôs a mudança de nome do Projeto de Irrigação. Todos eles lembraram a trajetória de vida do sindicalista e político, bem como do chefe de família e incansável lutador pelos direitos dos reassentados da Barragem de Itaparica. José Novaes Soares, ou simplesmente Zé Preá, foi fundador do sindicato dos trabalhadores rurais de Orocó, vereador e vice-prefeito do município.

Familiares de Zé Preá estiveram na sessão para acompanhar a votação, quem também esteve presente foi Elizaldo Falcão e Nelma Souza, sindicato dos trabalhadores rurais de Orocó e Fetape, respectivamente. Os dois lembraram que a luta dos trabalhadores rurais de Orocó de forma organizada, teve inicio com o homenageado quando fundou o sindicato e não permitiu que os trabalhadores saíssem com perdas na queda de braço com o governo federal. Outro que esteve prestigiando e sessão foi o presidente do PT de Orocó, o advogado Dr. Sandro Santos.

A viúva do homenageado, a Sra. Socorro Novaes, acompanhou a sessão ao lado de familiares. Muito emocionada ela ouviu os depoimentos e ao final foi agradecer a cada vereador pela aprovação do PL, já sua filha a Sra. Lindinalva Novaes, representando a família foi à tribuna e fez um relato da vida do pai. Ao final cantou em versos os feitos do homenageado José Novaes Soares, que não tinha nenhuma vergonha, ao contrario, fazia questão de ser chamado pelo apelido, “Zé Preá”.

A presidente da casa a vereadora Valquiria Amando, disse que todos gostariam de prestar as devidas homenagens a Zé Preá com o mesmo em vida. “Todavia, não sendo possível, me junto aos familiares no momento de dor, por outro lado sinto-me lisonjeada por ser a presidente do Poder Legislativo do Município de Orocó, nesse momento em que estamos prestando as devidas homenagens a alguém que de fato é merecedor”, completa Valquiria. A presidente ainda parabenizou o colega Luiz pela iniciativa e aos demais colegas, bem como, agradeceu aos familiares pelo comparecimento.

[lateral] BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *