Caruaru recebe a terceira edição da Fenagreste de 8 a 12 de agosto

0

Feira literária volta ao Espaço Cultural Tancredo Neves, das 9h às 21h. O compositor Onildo Almeida e o escritor Nelson Barbalho são os homenageados.

Lançamento de livros, apresentações musicais, teatro de mamulengo, espaço geek, concurso de cosplays e contação de histórias. Essas são algumas das atividades na programação da terceira edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que acontecerá de 8 a 12 de agosto, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru. A feira contará com 50 estandes, funcionando das 9h às 21h. A expectativa é repetir o público de 20 mil visitantes, contabilizado em 2017.

Com o tema “Toda família tem histórias”, a feira literária homenageará o compositor Onildo Almeida, que festejará 90 anos em agosto, e o escritor Nelson Barbalho, que se estivesse vivo teria completado 100 anos em 2 de junho. Barbalho escreveu 110 livros, sendo mais da metade deles com histórias da Capital do Agreste. A feira literária ainda fará o registro dos 80 anos do ministro Fernando Lyra (in memorian). Será montada exposição fotográfica resgatando a história de vida do advogado e político.

A terceira edição da Fenagreste comprova o êxito da iniciativa e a importância do trabalho conjunto, entre o Governo do Estado, representado pela Cepe, a Prefeitura de Caruaru e os editores e distribuidores do Nordeste, representados pela Andelivros. Ela já se consolidou como o mais importante evento literário da região, refletindo o peso cultural de Caruaru”, destaca o presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

Promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Caruaru, o evento reúne autores de diversos universos literários para lançamento de livros, debates com o público e palestras, garantindo uma programação diversificada, que atende ao público infantil, jovem e adulto. Todas as atividades são gratuitas.

O diretor de feiras da Andelivros, Alventino Lima, destaca a importância de Caruaru para o Calendário Literário de Pernambuco – Clipe. “A Fenagreste é hoje, sem dúvida, uma das nossas principais feiras. Estamos muito felizes de voltar à cidade e certos do carinho que o povo caruaruense já nutre pelo evento. Este ano, teremos estandes de oito instituições de ensino de Caruaru, o que só nos fortalece e mostra como a cidade já vê a feira como algo dela. A Fenagreste é feita para os estudantes, professores e moradores da Capital do Forró e das cidades vizinhas”, destaca Alventino Lima.

O caráter educacional e de formação de novos leitores da Fenagreste é salientado pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. O município concederá bônus para a compra de livros a 2.700 professores, superando a marca de 2017, que foi de 2.300. “A cada ano, buscamos melhorar a nossa participação na Fenagreste. Sabemos da importância da feira como momento de capacitação para os nossos professores, com as palestras de especialistas que de outra forma não viriam a Caruaru. Além disso, também é o momento para incentivar os nossos estudantes a ler. É muito gratificante ver a meninada conhecendo os livros e motivada a ler as obras”, diz Raquel Lyra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome