Ciclismo traz medalha inédita para Pernambuco no encerramento das modalidades individuais dos Jogos da Juventude

0

Ciclismo traz medalha inédita para Pernambuco no encerramento das modalidades individuais dos Jogos da Juventude

Estado ainda garante conquistas no atletismo, natação, judô e ginástica rítmica

Pernambuco encerrou as modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude Infantil (para atletas de 15 a 17 anos) com mais medalhas. E uma delas foi inédita. Angeson Silva (Escola Inocêncio Correia Lima – Ibimirim) quebrou paradigmas e conquistou a prata no ciclismo, a primeira do Estado na modalidade em edições dos Jogos. Além dele, os pernambucanos ainda subiram ao pódio no atletismo (ouro e bronze), ginástica rítmica (bronze), natação (bronze) e judô (bronze).

Angeson é natural de Ibimirim, no Agreste pernambucano, e vinha buscando uma medalha no ciclismo há dois anos. Em 2017, o atleta tentou ficar perto do pódio nas provas de circuito e contra-relógio (conquistou o 6º e o 9º lugares, respectivamente), mas pequenos detalhes fizeram a diferença e o tiraram da chance de medalhar. Na última disputa, a prova de estrada, sua especialidade, Angeson controlou a ansiedade e finalmente pôde comemorar uma medalha nos Jogos da Juventude. E ela veio com um final emocionante: a corrida foi decidida na linha de chegada, com o pernambucano, o paranaense Pedro Rossi e o catarinense Danilo Carvalho chegando juntos, “roda com roda”. No detalhe, Pedro ficou com o ouro, Angeson levou a prata e Danilo, o bronze. “Foi super emocionante essa prova. Treinei bastante para isso, me dediquei muito para conquistar essa medalha inédita para o Estado. Passou um filme na minha cabeça de todos os treinos que fiz, acordando às 4h30 para pedalar. Valeu a pena tudo”, ressaltou.

AVALIAÇÃO DO TREINADOR: Um dos mais emocionados com a conquista de Angeson foi o treinador da delegação pernambucana de ciclismo, José Roberto Freitas, e também técnico pessoal do medalhista. “Batemos na trave nos dois últimos dias, por detalhes, pequenos erros, ele não conseguiu o pódio. Mas hoje deu tudo certo, ele encaixou a prova, veio no pelotão de frente, conseguiu se destacar e comandar as ações. Essa prata vem para coroar a dedicação dele, que vem evoluindo na modalidade nos últimos anos”, comentou.

OURO E BRONZE NO ATLETISMO: Mais duas medalhas pernambucanas nos Jogos da Juventude vieram do atletismo. Maria Lucineida da Silva (EREM Margarida Falcão – Pesqueira) não deu chances às adversárias na prova dos 3.000 metros e garantiu o ouro. Ela finalizou o percurso em 10min47s79 para assegurar o primeiro lugar, enquanto a segunda colocada, Giovana dos Santos, de São Paulo, fechou o percurso em 11min12s29 e Thaís Martins, da Bahia, terceiro lugar, terminou com o tempo de 11min12s42. Já Ingrid Gomes (Escola Manoel Borba – Recife), atleta da turma 2017 do Programa Ganhe o Mundo Esportivo, ficou com o bronze do heptatlo. Na maior combinação de provas entre as mulheres destes Jogos, Ingrid assegurou o terceiro lugar ao fazer 4.339 pontos. O primeiro lugar dessa disputa foi para Chayenne Pereira, do Rio de Janeiro, que marcou 4.660 pontos, enquanto a segunda colocação ficou com Paloma Dias, de Minas Gerais, que fez 4.659 pontos.

GINÁSTICA RÍTMICA COM OUTRO BRONZE: A ginástica rítmica pernambucana segue fazendo história nestes Jogos. Depois de assegurarem a primeira medalha para a modalidade em todas as edições, o bronze por equipes da segunda divisão, a ginasta Maria Eduarda Martins (Colégio da Imaculada Conceição – Recife) terminou a competição por aparelhos com o bronze na bola. A jovem fez a marca de 9,300 pontos e ficou empatada com Yasmim Veríssimo, do Rio Grande do Norte, no terceiro lugar. Eduarda de Carvalho, de Minas Gerais, com 11,650 pontos, e Ihane Vitória, de Sergipe, com 10,100 pontos, completaram o pódio com ouro e prata, respectivamente.

DESTAQUE NA NATAÇÃO GARANTE SEGUNDA MEDALHA DA MODALIDADE: Entre os nadadores pernambucanos destes Jogos Escolares da Juventude Infantil, só deu Lisa Ananda (Colégio GGE – Recife). A velocista garantiu mais uma medalha para o Estado e novamente em uma prova do estilo costas. Depois de ficar com a prata nos 50m, ela voltou às piscinas para assegurar o bronze dos 100m com o tempo de 1min08s74. Marina Reis, de Goiás, venceu a prova (1min07s69) e Elysa Maia, do Amazonas (1min08s27), fecharam o pódio na primeira e segunda colocações, respectivamente.

JUDÔ POR EQUIPES SOBE NO PÓDIO: Já nas últimas disputas das modalidades individuais ainda deu tempo de Pernambuco faturar mais uma medalha. Os garotos do judô do Estado ficaram com a terceira colocação na disputa por equipes da segunda divisão após derrotarem o Ceará na decisão do bronze por 3 x 0 (todas vitórias por ippon). O time foi composto por Anderson Gomes (EREM Carlos Rios – Arcoverde), Devid Rodrigues (Escola Padre Antônio Henrique – Recife), Gabriel Nagai (Colégio Elo – Recife), Carlos Vilela Neto (EREM Cardeal Dom Jaime Camera – Moreno), Ryan Amorim (Escola João Matos Guimarães – Olinda), Kayo Fabrício Santos (Colégio Cardeal – Arcoverde), Rafael Gondim (Escola Instituto Presbiteriano de Heliópolis – Garanhuns) e Leonardo D’Agostin (Escola de Aplicação – Recife). Completaram o pódio Rio Grande do Norte e Bahia, segundo e primeiro colocados, respectivamente. O Paraná venceu na outra chave e também garantiu o bronze junto aos pernambucanos.

NÚMEROS GERAIS: 13 medalhas nas 10 modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude Infantil 2017. 2 ouros, 4 pratas e 7 bronzes.

  • 4 medalhas no judô – 2 pratas, 2 bronzes
  • 3 medalhas no atletismo – 2 ouros, 1 bronze
  • 2 medalhas na natação – 1 prata, 1 bronze
  • 2 medalhas na ginástica rítmica – 2 bronzes
  • 1 medalha no ciclismo – 1 prata
  • 1 medalha na luta olímpica – 1 bronze

MODALIDADES COLETIVAS: Nesta segunda-feira (20), enquanto os atletas das modalidades individuais retornam a Pernambuco, as equipes pernambucanas das modalidades coletivas chegam a Brasília. Ao todo, nesta fase, serão 80 alunos-atletas representando o Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome