Cooperativismo financeiro cresce em todo mundo e Petrolina é um dos destaques

0

Com 4 mil associados e a perspectiva de chegar a R$ 100 milhões de ativos totais até o final do ano, a Sicredi Vale do São Francisco vem acompanhando o crescimento mundial do cooperativismo financeiro e colocando o município de Petrolina – PE numa posição de destaque regional.

Considerada um dos melhores desempenhos entre as 116 cooperativas do Sistema Sicredi, a entidade que tem sede em Petrolina e agência em Juazeiro – BA, obteve no ano passado R$ 4,6 milhões de resultados.

Uma performance bastante significativa uma vez que o cooperativismo financeiro não tem fins lucrativos, as sobras anuais são isentas de impostos e isso se reverte em mais benefícios ao associado, através de participações,  redução de juros e de tarifas”, explicou o presidente da entidade, Antonio Vinícius Ramalho Leite.

Com vantagens sobre os bancos tradicionais, que tem taxa de juros em média de 4,58% ao mês, enquanto que nas cooperativas, as taxas caem para 2,27%, o cooperativismo financeiro foi considerado pela Moody’s Investors Service (uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito) como um dos segmentos que mais crescem hoje na economia mundial.

De acordo com a agência, as cooperativas financeiras aumentaram 9,4% em 2017 e representam hoje 3,6% do crédito total no Brasil, o que caracteriza um ritmo de crescimento bem mais rápido do que o dos bancos comerciais.

Estudos da Moody’s Investors Service revelam ainda que existem hoje mais de 200 milhões de associados às cooperativas financeiras em todo mundo. No Brasil, elas crescem de forma significativa. Segundo dados do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), o número de associados aumentou 198,4% em 10 anos, passando de 3,21 para 9,58 milhões entre 2007 e 2017.

Com 3,8 milhões de associados e atuando em 1.575 agências distribuídas em 22 estados em todo país, o sistema Sicredi é um dos maiores do Brasil e disponibiliza os serviços de contas, cartões, empréstimos, investimentos, seguros e consórcios, entre outros. “Um sistema que valoriza o capital humano, atendendo as necessidades sociais e econômicas dos associados. Geramos trabalho e renda com inclusão social e desenvolvimento sustentável para o Vale do São Francisco”, concluiu Antonio Vinícius Ramalho Leite.

CLAS Comunicação & Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome