Detran-PE: Maio Amarelo começa com ação voltada às crianças

0

As ações educativas que marcam o Movimento Maio Amarelo 2018 foram iniciadas ontem (1º), com objetivo de chamar atenção para o alto índice de acidentes de trânsito. O primeiro ato, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), foi realizado no Parque da Jaqueira, no bairro das Graças, com o lançamento do CD “Cantando a Cidadania no Trânsito”.

O CD contém sete faixas com músicas interpretadas pelo cantores Luciano Magno, André Rio, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Nena Queiroga, e participação do rapper Zé Brown, com conteúdo temático ensinando cidadania e estimulando o comportamento seguro no trânsito para crianças e adolescentes, o qual servirá de instrumento de trabalho dos professores em sala de aula. A programação também contou com o Teatro de fantoches da Turma do Fom Fom, manipulados pelos próprios arte-educadores, cada um com seu personagem, onde foram feitas esquetes interagindo com as crianças presentes, de hora em hora, além de contação de histórias e oficinas com desenhos.

A próxima ação do Movimento Maio Amarelo será no realizada na próxima sexta-feira (4), em parceria com o aplicativo 99 Táxi, com uma blitz educativa voltada para o uso do cinto de segurança no banco de trás. Os cinco mil motoristas da plataforma de transporte receberão um kit contendo: capa para o encosto de cabeça com frase alertando a necessidade do uso do cinto de segurança no banco de trás; carta do Detran alertando para os perigos pelo não uso do cinto e qual a infração que está sendo cometida; e fitinhas amarelas para colocar no retrovisor do carro, em adesão à Campanha de conscientização; kit com água para os passageiros, saco de lixo automotivo e outros. Ainda com App99, acontecerá um ciclo de palestras com meta de atingir cerca de 2.000 motoristas cadastrados no aplicativo, ao longo de todo o ano.

As palestras terão inicio na próxima terça-feira (8), na sede da 99 Táxi, com turmas de 30 alunos, manhã e tarde. O tema abordado será “Segurança no Trânsito e Direção defensiva”, com duração de uma hora e meia, ministrada por um analista de trânsito do Detran-PE. Ao final, eles receberão uma certificação do Detran contendo a foto do motorista, que deverá ser plastificada e colocada no veículo. Durante todo o mês de maio, serão realizadas mais de cem ações, já programadas em parceria com órgãos e empresas.

Segundo o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, até o final do mês, a educação de trânsito do órgão, coordenada por Luciana Carvalho, estará promovendo atividades para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos ao transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome