Editorial Motor Prime: Jeep Compass flex ou diesel?
Editorial Motor Prime: Jeep Compass flex ou diesel?

Editorial Motor Prime: Jeep Compass flex ou diesel?

25 de Abril de 2018

Que o Jeep Compass é um total sucesso de mercado, isso ninguém duvida. O SUV da Jeep, lançado em Setembro de 2016, chegou chegando. Hoje, é líder absoluto de vendas do segmento. O carro, ao que tudo indica, caiu no gosto do brasileiro. Alguns poderiam dizer: “Mas ele é o mais barato entre os concorrentes do seu porte?” Mais ou menos, dependendo da versão, ele pode custar até mais caro do que os concorrentes mais tradicionais.

Mas, vamos nos concentrar no Jeep Compass. Uma particularidade do sucesso da Jeep: ele é oferecido com um motor 2.0 flex, batizado de TigerShark, com uma interessante tecnologia no cabeçote, que reduz drasticamente o consumo urbano, além de um motor 2.0 turbodiesel moderníssimo, de última geração, batizado de MultiJet, que concilia baixo consumo e alto desempenho. Em que pese o fato de Compass diesel ser 4×4 e o flex ser 4×2, e no câmbio o turbodiesel possuir uma transmissão automática de 9 marchas, enquanto o flex está disponível apenas com o câmbio automático de 6 marchas, a diferença de preço entre eles chega a ser abissal, na casa dos R$33 mil.

Tecnicamente, a versão turbodiesel é bem mais refinada: Seu motor, importado da Itália, é um projeto original Alfa Romeo e, por isso, possui refinamentos construtivos admiráveis para um motor diesel, como duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor de geometria variável (garante um torque homogêneo desde as baixas até as altas rotações) e uma injeção eletrônica common rail, que garante uma injeção do diesel em fases, para permitir uma queima perfeita do combustível. Com tudo isso, esse motor produz 170 cv com um torque máximo de 35,7mkgf que ocorre a baixos 1.750 rpm. Esse motor é uma pequena usina de força que proporciona uma ótima sensação de direção, tamanha é a gama de rotações que o torque está sempre próximo ao máximo. Esqueça aquele barulho irritante e compassado dos motores diesel tradicionais, esse de comando eletrônico é suave e silencioso. Dentro do Compass, quase não se ouve o seu ronronar.

Mas, a pergunta que não quer calar: Esse ótimo motor, o câmbio de 9 marchas e a tração nas quatro rodas justificam cerca de R$33 mil a mais no preço? Acho que não. O 2.0 TigerShark desenvolve bons 166 cv (4 cv a menos que o diesel) e seu câmbio automático de 6 marchas garante um desempenho mais do que satisfatório ao Compass. O Jeep flex perde feio mesmo no torque: Enquanto o 2.0 flex produz um torque máximo de cerca de 20,5 mkgf com Etanol, o 2.0 diesel garante uma força de 35,7 kgfm. Esses 15 kgfm a mais do diesel garantem uma dirigibilidade mais viva ao Compass turbodiesel. Não que o flex seja ruim em desempenho. É que o diesel é bem melhor.

Mesmo assim, essa performance mais prazerosa não justifica os R$33 mil a mais no preço em duas versões idênticas (Limited), com a mesma cor e pacote de opcionais. Caso a tração nas quatro rodas não seja primordial nas condições que você normalmente usa o carro, a ótima performance do diesel não justifica uma diferença de preço que você poderia, por exemplo, comprar um Mobi ou um Kwid 0km.

Devo lembrar também que a manutenção e os cuidados com um motor diesel são bem mais criteriosos. Normalmente, esses motores não toleram erros na manutenção preventiva e podem gerar sérios problemas se você utiliza, por exemplo, um filtro de combustível ou de óleo não originais, ou ainda, inadvertidamente, coloca um diesel diferente do S-10 recomendado. Qualquer um desses erros podem custar muito caro ao proprietário. Vale lembrar também que as revisões executadas no turbodiesel custam, em média, o dobro do preço do modelo flex. Assim, o dinheiro que se economiza no menor consumo do diesel pode ser destinado ao pagamento do seu maior custo de manutenção. Nesse caso, o motor flex é bem mais tolerante e mostra uma reparação de custo mais amena. Está em dúvida? Embolse os R$33 mil e saia feliz com um flex.

Números:

Versão: 2.0 Flex / 2.0 Turbodiesel
Velocidade Máxima: 189 km/h / 194 km/h
0 a 100 km/h: 10,6 segundos / 10 segundos
Consumo km/l (Cidade/Estrada): Etanol-Gasolina: 5,5 e 7,2 – 8,1 e 10,5 / Diesel – 9,8 e 11,4
Preço (Versão Limited com Opcionais): R$ 151.610 / R$ 184.360

[lataral] FACESF VESTIBULAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *