Em Brasília, Lucas Ramos discute contaminação do Rio São Francisco

1

A Comissão Externa criada pelo Congresso Nacional para acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG realizou nesta quinta-feira (21) uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Os parlamentares analisaram o andamento das ações de fiscalização em barragens da União e debateram os riscos de contaminação de outros cursos d’água pelos rejeitos minerais liberados após o desastre. O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, Lucas Ramos (PSB), participou do encontro.

Os deputados demonstraram preocupação com uma possível chegada dos rejeitos minerais ao leito do Rio São Francisco, o que causaria impacto ambiental e econômico em pelo menos 521 municípios que integram sua bacia hidrográfica. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, uma operação foi planejada para que grande parte dos rejeitos sejam contidos na Usina de Retiro Baixo. “A pluma de rejeitos está se sedimentando e quando chegar a Retiro Baixo será reduzida a vazão para que a barragem vá enchendo lentamente e permita que os sedimentos fiquem lá, sem chegar à Represa de Três Marias”, afirmou o ministro. Canuto baseia-se em análises diárias realizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA). “A previsão pelo que está sendo coletado hoje é de que pela capacidade de Três Marias, o que chegar – e se chegar – será diluído e não atravessará para o Rio São Francisco”.

O deputado estadual Lucas Ramos afirmou que irá permanecer atento às iniciativas do Governo Federal que buscam conter a pluma de rejeitos. “Nossa Frente Parlamentar tem a responsabilidade de cobrar ações efetivas do poder público que são executadas pelos órgãos de fiscalização e regulamentação ambiental para que a qualidade da água do São Francisco seja preservada e não afete atividades que dependem do rio como o abastecimento, a irrigação, a agricultura familiar, a pesca, o turismo e a geração de energia”, afirmou. “A declaração do ministro nos dá um alento de que a utilização dos recursos do Velho Chico não será prejudicada”, destacou o coordenador.

A audiência foi comandada pelo presidente da Comissão, o deputado federal Zé Silva (SD/MG). Também estiveram presentes o relator do colegiado, Júlio Delgado (PSB/MG) e Danilo Cabral (PSB/PE). Além do ministro, também foram ouvidos representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, da Federação Brasileira de Geólogos e da FUNAI.

TRAGÉDIA – O rompimento da barragem 1 do Complexo Mina Córrego do Feijão ocorreu no dia 25 de janeiro a lama de rejeitos oriundos da extração mineral destruiu o centro administrativo da mineradora Vale, uma pousada e residências localizadas nas proximidades da barragem. Até esta quinta-feira, foram contabilizadas 171 mortes e 139 pessoas desaparecidas. A justiça de Minas Gerais determinou que a Vale pague uma verba de manutenção para todos os moradores de Brumadinho, como medida emergencial para reparar os danos causados pela ruptura. Os valores – que variam entre R$ 249,50 e R$ 998 – serão pagos por um ano.

Assessoria de Comunicação

1 COMENTÁRIO

  1. UM PENSAMENTO SOBRE “PROJETO MANUELZÃO” E agora será esperar pela morte igual ao Rio Paraopeba, para todo Grande Lago da Represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco, isso já aconteceu com Rio doce morto pela Mineradora Vale e SAMARGO na Tragédia de Mariana.

    1. CARLOS FRANCISCO LOBATO
    .
    18 DE JUNHO DE 2019 ÀS 19:20
    Saibam quais são as impurezas da lama da barragem de Brumadinho e Rio Paraopeba.

    E Pluma toxica que passa da Barragem Retiro de Baixo que não foi projetada para esse fim de estocar todo o Mar de Lama no Município de Pompéu MG; E ao desaguar na Represa de Treis Marias atingi toda à bacia do Rio São Francisco com os riscos à saúde.
    Quem tiver contato com lama e apresentar sintomas como vômitos, coceira, tontura e diarreia deve procurar uma unidade de saúde.

    Sabendo que Segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora MG. Deu um Laudo: Qualquer Rio atingido por Rejeitos de Minério de ferro Leva 150 anos para recuperar a Vida.

    O governador de Minas Gerais Romeu Zema; Deveria enviar Kit Médicos para fazer Exame de Ferro para todos os Hospitais das Cidades Ribeirinhas do Grande Lago da represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio são Francisco para constatar morte de Crianças e Adultos caso ocorram?
    Porque não constroem uma Barragem Forte e projetada para deter o Mar de Lama. Abaixo Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG.
    E agora será esperar pela morte igual ao Rio Paraopeba, para todo Grande Lago da Represa de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco, isso já aconteceu com Rio doce morto pela Mineradora Vale e SAMARGO na Tragédia de Mariana.

    A população deve evitar contato com a lama de rejeitos que vazou da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 25 de janeiro, e que avança pelo Rio Paropeba. Em nota divulgada na segunda-feira (28), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) alertou sobre os riscos à saúde de contato com a lama, que pode conter altas concentrações de metais pesados.
    A SES recolheu amostras para verificar a presença de metais pesados. Embora o resultado ainda não tenha sido divulgado, especialistas afirmam que é praticamente certa a presença de ferro, manganês e alumínio – comumente encontrados nos metais, como cromo, chumbo e arsênio. ***

    A lama contaminada, que segue pela bacia do Rio Paraopeba, deve chegar à Usina Hidrelétrica de Treis Marias até o dia 20 de fevereiro, conforme informou a Agência Nacional das Águas (ANA). E ao desaguar na Represa de A lama contaminada, que segue pela bacia do Rio Paraopeba, deve chegar à Usina Hidrelétrica de Treis Marias até o dia 20 de fevereiro, conforme informou a Agência Nacional das Águas (ANA). E ao desaguar na Represa de Treis Marias atingi toda à bacia do Rio São Francisco com os riscos à saúde.
    A secretaria orienta a população a não consumir alimentos que tiveram contato com a lama, inclusive os embalados e enlatados, assim como a evitar contato com a água do Rio Paraopeba, tanto para ingestão quanto para recreação.

    Também é desaconselhado pescar ou consumir os peixes do rio. Quem tiver contato com lama e apresentar sintomas como vômitos, coceira, tontura e diarreia deve procurar uma unidade de saúde.
    Depois do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015, a professora Cláudia Carvalhinho, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez a análise da lama dos rejeitos da extração do minério de ferro e detectou a presença de metais pesados no material. Na análise da lama de Fundão, foram encontrados ferro, manganês e alumínio.
    Cláudia afirma que o rejeito da barragem de Brumadinho deve ter concentrações semelhantes de metais pesados, por se tratar dos resíduos das mesmas atividade e técnica. A pesquisadora alerta ainda que possam ser encontrados cromo, chumbo e arsênio na lama. O maior risco para a saúde da população, conforme destaca a professora, vem da ingestão de água contaminada por metais pesados.

    SALVEM Represa de Treis Marias e toda à bacia do Rio São Francisco!!!

    to Projeto Manuelzão
    June 5 at 12:29 AM

    1- Entenda a Barragem de Retiro de Baixo na Fazenda Laranja do Município de Pompéu MG, não foi Projetada para Fins de Estocar o Mar de Lama. Irá Romper e matará todo o Grande Lago da Represa de Treis Marias no desaguar o Rio Paraopeba perto de Felixlândia MG com esse Mar de Lama da Tragédia de Brumadinho MG; vai matar toda Bacia do Rio São Francisco.

    2 Necessita de Construir uma Barragem Forte para deter todo Mar de Lama bem abaixo no Município de Pompéu MG; da Barragem Retiro de Baixo na Fazenda Laranja. Assim poderá Salvar toda Bacia do Rio São Francisco.

    3 Como foram percebidos e fechados os canais Estreitos da Transposição do Rio São Francisco Para todo o Nordeste, Pela Pluma Toxica passada por camada fina da Barragem Retiro de Baixo no Rio Paraopeba, Do Município de Pompeu MG.

    4 Para o Governador Romeu Zema, Enviar Kit Medico para Exame de Ferro, para Hospitais das Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco; Para constatar Morte de Crianças ou Adultos se Houver.

    5 Construir na Margem Direita Rio Paraopeba 1 Margem Esquerda Rio Paraopeba 2 dos Córregos e afluentes e Mananciais com água Pura e cristalina desviada para novos percursos Com Retro Escavadeira com 85 km.
    Fechando todo desaguar de água no Leito do Rio Paraopeba Secando – o.

    6- Bloquear 500 milhões de Reais para garantir essas obras essenciais libera- lãs na medida em que forem concluídas. Estender o Pré – Acordo da VALE, do Rio Paraopeba. Para todas as Cidades Ribeirinhas do Grande Lago de Treis Marias e Toda Bacia do Rio São Francisco.

    7- Captar água acima do Córrego do Feijão no Rio Paraopeba não Atingido por Rejeitos de Mineiro de Ferro e fazer a transposição do Rio Madureira para abastecer A Capital Belo Horizonte MG.

    8 Ter uma Comissão Efetiva de Deputados: Para acompanhar a Retirada dos Rejeitos de Mineiro de Ferro de Todas Barragens Amontantes.
    Pondo um Fim ao Ciclo de Destruição. Pois segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora. O Laudo é todo Rio atingido por Mineiro de Ferro Leva 150 anos para Recuperar a Vida.

    Obs.: Está Morto o Rio Doce e o Rio Paraopeba. Evitar novas Tragédias; Que serão a do Rio São João e os Balançais da Serra Gandarela e Morte do Grande Lago de Treis Marias e toda Bacia do Rio São Francisco.
    Necessário Tornar área de Preservação: O Rio São João, Rio Conceição e Rio Prata.
    Para todos os Deputados Votem e o Presidente da Assembleia Legislativa de MG. Por em Pauta para Votação. AUGUSTIM PATRUS.

    Obs.: Fala em comemorar o Dia do Meio Ambiente.

    Começa o maior dos últimos Tempos foi o desmatamento da Amazônia foi nesse ano 2019.
    O presidente Jair Bolsanaro quer acabar com Santuário dos Golfinhos Reserva Tamoios em Angra dos Reis e defende sua exploração Turística.

    Governador Romeu Zema sede metade da Reserva da SERRA da GANDARELA, Para a Mineradora VALE; para proteger corredores ecológicos Já Existentes.
    Começando a Destruição em Barão de Cocais MG; de Vegetações e Mananciais de água essenciais para Rio São João.
    Reservas podem ser cedidas ou Extintas por uma Canetada de Nossos Governantes.
    Onde esta a justiça?

    O verdadeiro Ambientalismo seria por para preservação O Rio São João, Rio Conceição, Rio Prata. Sendo que o Rio doce já foi morto pela Mineradora VALE e SAMARGO. E também Rio Paraopeba está morto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome