Emenda Popular

0

Foi realizada nesta sexta-feira, 09/12, na Câmara Municipal de Cabrobó, audiência pública com o objetivo de ouvir a população e escolher a prioridade em que a União irá aplicar a dotação de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) dentro do orçamento da saúde. Tal iniciativa parte da Comissão Mista do Orçamento, do Congresso Nacional, que está dispondo, para os municípios com menos de 50 mil habitantes, a possibilidade de escolha de ação, no valor supracitado, com o objetivo de fazer a previsão no Orçamento Geral da União do ano de 2012.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, Clodovaldo Gomes de Carvalho, apresentou números de acordo com a realidade do município. Segundo ele, há casos de óbitos que poderiam ser evitados se a cidade disponibilizasse do SAMU (Serviço de Atendimento Médico e Urgência), instrumento este, já acertado entre o município e o Governo do Estado, para ser implementado em pouco tempo. Entretanto, Clodovaldo salientou que, além disto, existe a necessidade de se estruturar um ambiente físico com equipamentos específicos, denominada de sala de estabilização (algo assemelhado a uma UTI), para o correto funcionamento do SAMU, sendo esta a ação a ser desenvolvida pela emenda em questão.

A reunião foi presidida pelo Vereador Ramsés Sobreira. Apenas cinco Vereadores estiveram na sessão, o que mostra a “preocupação” de muitos políticos com a saúde pública do país. O Prefeito em exercício, Neguinho Truká, prestigiou o evento, que contou com representantes de diferentes seguimentos da sociedade, além dos profissionais da saúde. Foi, portanto, aprovada a ação 8933 – Serviço de Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar, na qual deverão ser alocados os recursos destinados à emenda de Iniciativa popular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome