Enem 2018 começa hoje; portões abrem às 12h e fecham às 13h

0

Hoje (4), mais de 5,5 milhões de estudantes estão com as inscrições confirmadas para fazer o primeiro dia de provas do Enem 2018. Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham pontualmente às 13h, sem tolerância para atraso.

Neste primeiro dia de exame, os alunos terão cinco horas e meia para enfrentar 45 questões objetivas (testes) de Ciências Humanas e suas Tecnologias, outras 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação. A prova começa trinta minutos após o fechamento dos portões, às 13h30.

O segundo dia de prova será no próximo domingo (11), quando os alunos terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.

A divulgação dos gabaritos oficiais acontecerá no dia 14 de novembro, e os resultados serão publicados no dia 17 de janeiro de 2019.

Horário de verão
Os estudantes que farão a prova nos estados do Brasil que possuem horário de verão devem redobrar a atenção quanto ao horário atualizado. São eles o Distrito Federal e os Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santos, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

O Enem é aplicado em quatro fusos horários distintos. Portanto, mesmo se o seu estado não tiver horário de verão, fique atento à mudança deste final de semana para não ser pego de surpresa, já que os horários oficiais são os de Brasília.

O que você precisa levar
– Documento original com foto e dentro da validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento). Atenção: se você perder ou tiver o documento roubado, poderá fazer a prova, mas vai terá de levar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias;

– Caneta preta de tubo transparente. Atenção: não é permitido preencher o cartão de respostas com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira.

O que você pode levar se quiser
– Cartão de confirmação de inscrição impresso. O documento tem a data e local da prova e está disponível na página do participante, no site do Enem;

– Comidas e bebidas. Mas é importante que o aluno tenha bom senso na hora de escolher as opções. Recomenda-se levar água e alimentos leves, como fruta ou sanduíche (em pote transparente), além de alimentos industrializados lacrados. Não exagere no consumo.

O que você não pode levar
Material impresso (livros, apostilas); borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos (celulares, bips, tablets, entre outros); fones de ouvido ou qualquer transmissor; gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens; óculos escuros; relógio; chapéus, gorros e bonés.

Se você levar alguns desses itens, vai precisar guardá-los dentro de um envelope porta-objetos, antes mesmo de entrar na sala. Esse envelope será lacrado e colocado embaixo da sua cadeira.

Veja se está tudo em ordem com a prova
O Inep imprimiu mais de 11,5 milhões de provas para os dois dias de exame. São 12 cadernos de questões diferentes e uma videoprova em libras, para garantir acessibilidade.

Assim que o fiscal autorizar o início da prova, às 13h30, confira se seus dados no cartão-resposta ou folha de redação estão corretos e se certifique de que não falta nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões. Se algo estiver errado ou incompleto, comunique ao profissional responsável pela aplicação da prova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome