Equipe F-Carranca da Univasf conquista 4ª colocação na Competição SAE AeroDesign 2018 no ITA

0

A equipe de Aerodesign F-Carranca, composta por estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), subiu pela primeira vez ao pódio da 20ª Edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign 2018,conquistando a 4° Colocação Nacional pela Classe Regular, consolidando-se como uma das melhores equipes do País e a melhor do Norte-Nordeste.

Este é o sexto ano consecutivo que os futuros engenheiros da Univasf participam da Competição anual SAE AeroDesign, realizada no período de 31 de outubro a 04 de novembro, na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA), que reuniu mais de 60 equipes de instituições de ensino superior do Brasil e de outros países da América Latina.

Para a Capitã Luisa Moreira, estudante de Engenharia Mecânica, o bom desempenho da equipe é decorrente da persistência e determinação dos integrantes. “A F-Carranca está determinada a desenvolver, a cada ano, a melhor aeronave da sua história. Esta conquista é resultado de muita dedicação, persistência, entrega absoluta do nosso melhor, e desenvolvimento de trabalho de alto desempenho da nossa equipe. Carregar o legado e o trabalho incrível das pessoas que iniciaram esse projeto há seis anos não foi fácil, mas muito gratificante. Estamos orgulhosos em representar o interior do Nordeste e levar o nome do Vale do São Francisco cada vez mais longe“, destaca, Luisa.

A competição SAE Aero Design consiste em projetar, documentar e construir uma aeronave rádio controlada, que transporte grande quantidade de carga, com bom desempenho na decolagem, pouso e estabilidade em voo dentro dos requisitos e restrições pré-estabelecidos no regulamento da Competição Nacional.

Nesta edição, além do Projeto na Classe Regular, a F-Carranca participou também com o Projeto Guerreirinho, concebido pelos novos membros da equipe e que conquistou o 1º lugar no Torneio de Acesso da Competição Nacional. Outra Vitória da equipe foi a 5ª melhor nota de Relatório, pelo segundo ano consecutivo, segundo avaliação de engenheiros do ITA e Embraer.

Luísa destaca ainda, que além dos recursos que membros da equipe dispõem, a importância dos patrocinadores da região, que acreditam e colaboram financeiramente para a viabilidade de construção uma aeronave rádio controlada. Segundo ela, o projeto é bastante oneroso, e o patrocínio tem um papel relevante na viabilidade do projeto.

A equipe agradece a todos que contribuíram diretamente para essa conquista, aos nossos patrocinadores que acreditaram na ideia dos estudantes  e de que no Vale do são Francisco é possível construir aeronaves. Agradecemos ao nosso orientador e professor Luiz Mariano, e nosso piloto, que sonharam conosco e tornaram esses resultados possíveis. O sonho está se concretizando. A equipe segue confiante para a próxima edição, visando garantir uma vaga para a competição mundial“, enfatizou, Luísa.

Classificação Classe Regular SAE BRASIL AeroDesign 2018:
1° EESC USP ALPHA – EESC USP
2° KEEP FLYING – POLITECNICA USP
3° UAI, SO! FLY!!! – UFMG
4° F-CARRANCA – UNIVASF (BA)
5° CEFAST – CEFET MG

História
F-Carranca surgiu em 2009, a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark, que desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves.

A primeira equipe F-Carranca foi formada em 2012 e ficou entre as melhores na primeira competição SAE – Brasil AeroDesign da qual participou.

O projeto de extensão da Univasf é orientado pelo professor do Colegiado de Engenharia Mecânica, Luiz Mariano Pereira. A equipe é formada no momento por 28 alunos de Engenharia (Mecânica, Elétrica, Produção, Civil, Computação). O objetivo é a construção e manutenção de aeronaves rádio controladas, desde a concepção inicial até a fabricação, que concorrem nas competições SAE BRASIL AERODESIGN.

Asscom F-Carranca

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome