Escolas municipais de Petrolina celebram dia do Folclore

0

Dia do Folclore (4) Dia do Folclore (6) Dia do Folclore (5)

Caipora, Saci-Pererê, Cuca, lendas e a mula sem cabeça. Esses seres fantasiosos povoam o imaginário de todas as crianças e para celebrar essas histórias e personagens curiosos, escolas da Rede municipal de ensino de Petrolina, festejaram, no ultimo sábado letivo (19), o folclore brasileiro.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raimunda Benta de Jesus, no vale do Grande Rio, por exemplo, alunos fantasiados relembraram algumas lendas.“O folclore faz parte da cultura popular e as escola não poderiam deixar de comemorar a data com as crianças de nossa Rede”, comentou Sônia Passos, secretária Executiva da Secretaria de Educação (Seduc).

Durante a semana, os alunos produziram ações voltadas para o aprendizado da cultura do folclore como, por exemplo, a pesquisa das lendas, contação de histórias, apresentação de danças regionais e preparo de comidas típicas. No CMEI Teresa Brennand Coelho, na Cohab VI, cada turma ficou encarregada de realizar determinada função. As atividades ainda foram desenvolvidas no CMEI Nosso Espaço, na Vila Mocó, e cantinho da Criança, em Izacolândia, além da Escola Osório Leônidas Siqueira, no núcleo 5 do projeto de Irrigação senador Nilo Coelho.

O dia do Folclore é comemorado todo dia 22 de agosto, desde 1965, quando foi oficializado pelo Congresso Nacional Brasileiro. A data foi instituída para valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro e fazer com que a cultura popular ganhasse mais importância e fosse preservada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome