Especialista recomenda escolher bem o tosador que vai atender o seu cão

0

Especialista em tosa Sérgio Villasanti

Procurar tosadores de muita confiança e petshops nos quais você possa ver o seu cão sendo atendido. Essas são as principais dicas de Sérgio Villasanti, diretor da renomada Escola de Estética Canina República dos Cães (SP) e o primeiro brasileiro a ter a titulação de Mestre em Gromming Internacional.  Ele está no Recife como coordenador o Seminário de Estética Pet, realizado na Petnor, feira dirigida ao mercado pet e veterinário que acontece no Centro de Convenções até este domingo.

“Da mesma forma que os pais pedem referências e vão conhecer de perto o estabelecimento quando necessita colocar seus filhos em uma creche, os donos de cães também devem procurar conhecer previamente os petshops e os profissionais que cuidarão de seus animais”, alerta Villasanti. Segundo ele, deve-se dar preferência a tosadores que estão permanentemente buscando capacitação em seminários e concursos, pois isso é sinal de que ele estará habilitado a prestar um atendimento utilizando as melhores técnicas e os produtos mais adequados para cada situação a fim de não colocar o animal em risco.

Por outro lado, ele alerta também para a importância de se observar a forma como o animal é tratado. Às vezes não adianta o profissional saber fazer um trabalho muito bem feito, se ele não tem respeito pelo cão. A primeira coisa que se deve priorizar é o bem estar do animal. O ideal é quando se pode juntar a criatividade com o tratamento adequado”, destaca.

Com 36 anos de experiência no mercado, ele afirma que nunca viu uma expansão tão acelerada no mercado pet brasileiro quanto a que vem sendo registrada nos últimos cinco anos. Para Villassanti, esse “boom” gerou um crescimento desordenado e gerou também uma escassez de profissionais qualificados. Em razão disso, ele sempre procura alertar para a importância de uma escolha bem feita do estabelecimento para cuidar dos cães.

Segundo o groomer, no mundo pet, o que deve definir o tipo de tosa que se aplica a cada caso não é a moda do momento, mas sim o estilo de vida do dono do animal. “Em muitos casos, o proprietário passa o dia fora e necessita que o seu cão tenha uma pelagem que exija menos tempo para ser cuidada. Por isso, para fazer um trabalho bem feito, o tosador tem que saber adequar a harmonia e a criatividade com as necessidades do proprietário”, recomenda.

Ele destaca ainda que, atualmente, existem materiais excepcionais e produtos de alta tecnologia com os quais os profissionais conseguem realizar grandes trabalhos e com muita rapidez. “Todos os dias sujem novidades. Umas são boas e outras não. Só um profissional devidamente qualificado irá saber distinguir que é bom e o que é ruim”.

Mauro Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome