Espedito Novaes

0


O Confraternizar sincero, de um leitor amigo!
Em contato com um período tão ativo em que as pessoas se mobilizam, comunicam-se, movimentam-se, buscam aproximação entre si e acabam gerando um cenário diferente ao final de cada ano é possível analisar com calma cada ocorrência e transformá-las em críticas extremamente úteis a sobrevivência social do ser humano. A movimentação que antes se iniciava nos primeiros dias de Dezembro agora é antecipada e o famoso clima natalino já é enxergado até mesmo nos últimos dias de Outubro onde as redes de televisão e outros meios de comunicação já passam a abrir espaço para campanhas publicitárias emocionantes que, saibam caros leitores tratam-se somente de o inicio de um processo de manipulação promovido pelo cruel sistema capitalista a que estamos submetidos. Conscientes, porém rendidos ao clima de final de ano as pessoas passam a se envolver nas mais comoventes campanhas e praticar descontroladamente o ato da compra. As mais belas mensagens são ouvidas, lidas e assistidas através do mais diversos meios de comunicação, porém pouco percebe que o objetivo delas é tocar as pessoas não pelo momento em que se comemora o aniversário de nascimento de Jesus, mas pela obrigação de oferecer muitas vezes um sorriso falso acompanhado de um presente comprado através de muito sacrifício garantindo assim a fraternidade entre parentes e amigos e o lucro no bolso do empresário que chega a triplicar os preços de produtos diante da certeza de que serão adquiridos. O clima de confraternização vai sendo a cada ano mecanizado pelo individualismo que perdura durante 11 (onze) meses e se transforma em coletivismo nos últimos quinze dias do ano para uma troca de abraços e apertos de mãos aquecidos apenas muitas vezes pelo calor da churrasqueira e longe do verdadeiro calor humano cultivado pelos valores que aos poucos se perdem ano a ano. Criam-se símbolos, alimentam a imagem de um Papai Noel e acabam esquecendo-se do maior e verdadeiro símbolo do natal que é Jesus de Nazaré. A atenção aos mais carentes que poderia ser promovida a cada mês ou a cada dia tem um aumento considerável nessa época onde se distribuem migalhas descaradamente atestando que o que realmente se tem interesse é em manter a imagem de cidadão solidário imagem essa morta quando se esquecem dessas mesmas pessoas durante o restante do ano.
A evolução humana chega a envergonhar os críticos com suas delinqüências morais. Traz a tona o quanto somos frágeis a manipulação, o quanto nos entregamos a coisas banais influenciados por pensamentos e técnicas desenvolvidas por quatro ou cinco seres humanos numa sala de reuniões. A invasão do comercio publicada nos telejornais e que é tida como aquecimento da economia esconde um planejamento feito com muita antecedência feito por pessoas que triplicam o patrimônio em detrimento da exposição de milhões de pessoas a um mercado caro e cruel capaz de descontrolar o sistema financeiro individual de cada família e tudo através desse processo catastrófico anual imposto pelo Capitalismo.
Bom mesmo é ver o sorriso sincero das pessoas e sentir o desejo delas de que tenhamos dias melhores no decorrer de mais um ano do calendário. Bom, é enxergar o brilho nos olhos das pessoas ao invés do brilho das luzes cada vez mais avançadas para iluminar o mês de Dezembro. Bom é o confraternizar com sinceridade diante do pouco que se construiu durante o ano e na certeza de estar preparados para trilhar novos caminhos de conquistas no próximo ano. Bela não é a expressão mecânica de uma arvore de natal e sim a expressão viva das pessoas ao louvarem o aniversário do nascimento de cristo com alegria como no caso da Igreja Batista Missionária de Cabrobó-Pe publicado neste meio de comunicação.
Aos leitores um alerta para as páscoas, os dias das mães, os dias dos namorados, os dias dos pais, os dias das crianças, os natais e tantos outros dias que se multiplicam discretamente. Todos os dias são dias da família e dos amigos. Aqueles dias tão divulgados e aclamados trazem em suas essências a esperteza dos mestres da arte do manipular pessoas para atender os interesses do mundo capitalista.
Um 2013 repleto de realizações a Todos os Cabroboenses e leitores em geral!
Por Espedito Novaes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome