Espetáculo “Chico e Flor” encerra a Mostra Biruta 10 anos neste final de semana
Espetáculo “Chico e Flor” encerra a Mostra Biruta 10 anos neste final de semana

Espetáculo “Chico e Flor” encerra a Mostra Biruta 10 anos neste final de semana

11 de Maio de 2018

A Cia Biruta encerra a sua mostra de aniversário com a apresentação do espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo nos dias 12 e 13 de maio, no Teatro Dona Amélia

A Cia Biruta de Teatro encerra as comemorações do seu 10º aniversário neste final de semana, com a apresentação do premiado espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo”, nos dias 12 e 13 de maio, às 17h, no Teatro Dona Amélia, SESC/Petrolina. Ao longo de oito dias, a programação da Mostra Biruta 10 anos contou com show musical, espetáculos teatrais, rodas de conversa, ensaio aberto e workshop pensados para celebrar a trajetória, as perspectivas e os diálogos travados pelo grupo em uma década de trabalho artístico.

“Essa programação foi um resumo da nossa caminhada, desde o encontro com artistas importantes locais, nacionais e internacionais, como a Renata Rosa, passando pelos nossos trabalhos na periferia e terminando no palco do teatro Dona Amélia, onde nos encontraremos com o nosso público, nesse eterno recomeço e com a apresentação de ‘Chico e Flor’, que para nós é um trabalho muito especial”, avalia o diretor teatral e co-fundador da Cia Biruta, Antônio Veronaldo.

Um dos trabalhos mais recentes do grupo, “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” nasceu de uma pesquisa que busca a identidade do ator ribeirinho e sertanejo em sua metodologia de trabalho e de um processo de dramaturgia experimentado pelo grupo, sempre procurando uma poética que tenha como referência a região do médio São Francisco e suas práticas populares. No enredo da peça, o público vai conferir as aventuras de dois amigos em uma viagem fantástica pelas lendas do rio São Francisco.

Cia Biruta de Teatro – No catálogo de espetáculos já encenados pela Biruta estão as montagens de “Maria Minhoca” e “O Mágico de Oz”, que fizeram a companhia ficar conhecida no Vale do São Francisco e em outras regiões, além de “História de Cascudo”, “Pinóquio” e “Cenas Ribeirinhas”, um experimento de pesquisa que apontou novos caminhos para o grupo e deu origem ao espetáculo Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo.

Em 10 anos de história, a Cia Biruta também acumula na bagagem participações em festivais, prêmios, e intercâmbios com grupos de teatro nacionais e internacionais. O intercâmbio mais recente aconteceu em dezembro de 2017, no Pontes Flutuantes, evento organizado pela Biruta e que trouxe para o Vale do São Francisco dois grandes nomes do teatro mundial, Eugênio Barba e Julia Varley, ambos integrantes do grupo dinamarquês OdinTeatret.

[lateral] BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *