Guilherme Coelho é o candidato natural a vice na majoritária das oposições

0

A Frente das Oposições talvez não tenha tomado uma decisão certa ao descartar o deputado Sílvio Costa como companheiro de chapa de Mendonça Filho para a disputa das duas vagas de senador. Sílvio, em que pese o seu “lulismo exacerbado”, como se diz por lá, seria útil ao palanque por ter um discurso contundente contra o governo, sem apelar para “baixarias”, e uma técnica para fazer entender-se pela média dos eleitores como nenhum outro político pernambucano tem.

Além disso, daria graça e “ânimo” a essas forças, que tentam conquistar pela segunda vez o Palácio do Campo das Princesas. No entanto, elas chegaram à conclusão de que não deveriam colocá-lo na chapa a fim de reservar a segunda vaga de senador para uma eventual aliança com o PP (que está descartada) ou com o PSC (que ainda é possível). Sílvio não passou recibo do descarte e lançou-se “candidato avulso” a senador, empunhando a bandeira do “lulismo”.

Quanto à vaga de vice-governador, que também permanece indefinida, há um candidato natural para ocupá-la depois que o deputado Bruno Araújo excluiu-se dela: o ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, de tradicional família sertaneja e tão bom de discurso quanto o pai, o saudoso ex-deputado Osvaldo Coelho, que se entregou de corpo e alma durante cerca de meio século à defesa das causas nobres do semiárido nordestino. O filho montado num mandato daria continuidade à luta do pai. Ele é filiado ao PSDB, partido que deverá fazer a indicação do vice, e não convidá-lo para essa vaga poderá ser um segundo erro tático das oposições nessa maratona difícil pela conquista do governo estadual.

Dissidência tucana
O ex-deputado Emanuel Bringel, que já foi prefeito de Araripina e é filiado ao PSDB, não vai seguir a orientação do partido nessas eleições. Tanto ele como Bringel Filho, atual vice-prefeito e também tucano, vão marchar com Paulo Câmara (PSB). Já o prefeito Raimundo Pimentel (PSL) está fechado com o senador Armando Monteiro (PTB).

A chapa
O ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) já tem seus candidatos a deputado federal e estadual em Pernambuco: Evandro Alencar (PRTB) e Aline Mariano (PP), respectivamente. Evandro é presidente licenciado do CREA e tem suas origens no Araripe.

Reserva moral
Em sua passagem por Salgueiro, sábado passado, para receber o apoio do prefeito Clebel Cordeiro (MDB), os candidatos Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM) se encontraram também com o vice, Francisco Sampaio (DEM), desembargador aposentado e uma das reservas morais do Judiciário pernambucano.

Palestra
A “judicialização da política” foi o tema da palestra do presidente da Associação dos Magistrados do RN, Herval Sampaio Júnior, no Encontro Nacional de Legislativos Municipais que se realizou em Bonito (PE) na semana passada. O presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Gonzatti (MDB), eleito em Iraí (RS), abriu o Encontro.

Coluna do Inaldo Sampaio

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome