Impedido de receber título, Lula improvisa comício na porta da UFRB

1

lula titulo

Impedido por uma liminar judicial de receber o título doutor honoris causa concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) improvisou um ato na porta da instituição, na cidade de Cruz das Almas, nesta sexta-feira (18). Em cima de um trio elétrico, junto com o reitor Silvio Luiz Soglia e aliados, Lula discursou para cerca de 1.500 pessoas, entre integrantes da comunidade acadêmica, militantes de movimentos sociais e simpatizantes. Lula deu início, nesta quinta (17), à caravana pelo Nordeste, com a qual pretende visitar 25 municipios nos nove Estados da região, como forma de fortalecer uma eventual candidatura petista à Presidência da República.

O ex-presidente agradeceu a iniciativa do conselho universitário da UFRB e lamentou não poder receber o título. “Mas fiquei sabendo de uma menina que tirou o diploma (de graduação). E quando ela tirar o diploma de doutorado, esse será meu título”, disse, prometendo voltar à UFRB para receber a homenagem. “Se eu não puder, quem sabe vocês não vão para São Paulo me entregar”, completou.

Lula citou os 28 títulos de doutor honoris causa que recebeu após deixar a Presidência, da República, em 2011. “Talvez tenha sido o único presidente que não teve diploma. Mas eu sou o que tem mais títulos de doutor honoris causa na história do Brasil. Eu nunca aceitei enquanto fui presidente porque eu queria saber se o título que foi dado era porque reconhecia meu trabalho ou porque estavam dando a um presidente”, explicou.

“Esse ato é muito simbólico e forte contra a mesquinharia. Não vale nem citar o nome de pessoas que nada fizeram por nosso povo”, defendeu a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), referindo-se ao vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) e ao grupo político liderado pelo seu pai, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), adversários do PT na Bahia.

O conselho da UFRB tentou derrubar a liminar para entregar o título a Lula, junto ao TRF da 1° Região, mas a Advocacia Geral da União não conseguiu agir em tempo hábil para garantir a cerimônia, marcada inicialmente para as 10h. Às 10h32, a universidade informou que cancelava em definitivo o ato por conta da decisão judicial, embora permaneça com o propósito de entregar o título, em reconhecimento à expansão universitária feita por Lula em seu governo.

“A decisão judicial do processo 1003536-35.2017.4.01.3300 fere a autonomia universitária, consagrada na Constituição Federal”, diz o comunicado da UFRB. Em Cruz das Almas, Lula participou ainda do Festival da Juventude, junto com estudantes. Em seguida, vai a um ato público em São Francisco do Conde. Ontem, em Salvador, manifestantes anti-PT que defendiam intervenção militar no país receberam a caravana do ex-presidente com protestos e tiros para o alto.

1 COMENTÁRIO

  1. Okay,? Lee said afteг which he stopped and thought.

    ?The very best thjng about God is ??? hmmmm?????..?
    He puzzlewd as a result of he haⅾ so many isѕues that һave beden nice about God but
    hһe ԝished to choose one of thе Ƅest onne so he woսld win thhe game.
    ?Thaat he knows everything. That?s realⅼү cool. Meaning he will help me
    with mү hοmework.? Larry concluded witһ
    a proud expressіon on his face.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome