Junho Verde: colegiado promove aula de educação ambiental no Jardim Botânico do Recife

0

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encerrou a programação do Junho Verde, nesta sexta (29), com uma aula de educação ambiental no Jardim Botânico do Recife. A atividade, que reuniu cerca de 40 alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, de João Alfredo (Agreste Setentrional), foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Casa.

No percurso pela reserva de Mata Atlântica, estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio aprenderam sobre a importância da conservação ambiental, inclusive para pesquisas científicas. Também tiveram contato com o jardim medicinal, que abriga espécies utilizadas na prevenção e tratamento de doenças. Este foi um dos pontos que mais chamou atenção do estudante Ademir da Fonseca Souza, 17 anos.

“Foi muito bacana saber que as plantas servem para curar. Isso é uma coisa que já vem dos índios, mas eu nunca tinha visto. Fiquei muito feliz em saber que a natureza proporciona tudo isso para a gente, e que essas plantas podem ser usadas para tosse, resfriado, dor de barriga…”, disse.

Guiados pelas monitoras do Jardim Botânico, os alunos percorreram trilhas e conheceram o bromeliário, o cactário e o orquidário do parque. Para o professor de Química e Biologia Diego Rafael de Oliveira, que os acompanhou, a atividade foi importante “para juntar a prática com a teoria vista em sala de aula”.

A gestora do jardim Botânico, Zenaide Nunes, sublinhou que a aproximação dos jovens com a natureza desempenha um papel importante para conscientizá-los sobre a necessidade da preservação dos recursos naturais. “A gente só conserva aquilo que ama e só ama aquilo que conhece. A relação do homem com a natureza começa no alimento, passa pela saúde e chega até a cosmética. Há várias coisas que vêm da natureza e, muitas vezes, a pessoa não sabe. A educação ambiental é importante, por isso, para ajudá-los a amar a Mata Atlântica, respeitar a natureza e manter essas plantas”, enfatizou.

Projeto – O Junho Verde foi instituído após a aprovação de um projeto de lei de autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Zé Maurício (PP), e se destina a promover ações de proteção ao meio ambiente e de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Durante a visita ao Jardim Botânico, o parlamentar se disse “maravilhado” com o trabalho de conservação realizado no local.

“Passamos um mês debatendo o meio ambiente, inclusive em audiências públicas na Alepe. Esse contato dos jovens com a natureza é muito importante para que eles possam preservá-la e, futuramente, seus filhos e netos também cuidem para que o desenvolvimento se torne mais sustentável”, avaliou.

Alepe Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome