Lider do governo na Alepe, Isaltino Nascimento, fala sobre as declarações da deputada Socorro Pimentel

0

Isaltino: “Araripina reduz homicídio em 50% de janeiro a maio deste ano. A deputada Socorro Pimentel errou por muito”

Na Reunião Plenária de segunda-feira (25), a deputada estadual Socorro Pimentel (PTB) falou sobre a situação da segurança pública em Pernambuco. De acordo com a parlamentar, a violência no interior do Estado, sobretudo no Sertão, tem crescido em larga escala. Na ocasião, Socorro denunciou ainda a falta de policiais militares na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Araripina, no Sertão do Araripe, inaugurada há seis meses.

O deputado Isaltino Nascimento, líder do governo na assembléia legislativa enviou ao Blog a integra de seu pronunciamento feito nesta terça-feira(26).

“Com relação às declarações da deputada Socorro Pimentel, é preciso fazer esclarecimentos importantes. Ao inaugurar a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (9ª CIPM), em novembro de 2017, o governador Paulo Câmara cumpriu um compromisso com um pleito histórico da população do Araripe. A nova estrutura, com 140 homens, possibilitou uma atenção especial ao policiamento ostensivo nas cidades de Araripina, Ibupi e Trindade, antes integradas ao 7º Batalhão, que intensificou a atuação em outras 7 cidades da região.  A CIPM está sediada em imóvel em bom estado e adaptado às necessidades da companhia. Foi equipada com novas viaturas, motocicletas e armamentos, de modo a realizar sua missão. Levou para áreas urbanas e rurais desses municípios não apenas o policiamento de área, mas o apoio das unidades especializadas da PM, a exemplo da Rocam e Gati”, disse o lider.

“Essa ampliação do efetivo policial, com descentralização no território do Araripe, ajudou a consolidar uma significativa queda nos índices de criminalidade na região”, explica o líder da bancada do governo na Alepe, Isaltino Nascimento. Somente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) reduziram em 48,5% nos municípios abrangidos pela 9ª CIPM. Em Araripina, a diminuição foi de 50% de janeiro a maio de 2018, na comparação com os cinco primeiros meses de 2017. Foram 11 homicídios este ano, contra 22 do ano anterior. Essa diminuição regional foi até maior que a média de todo o Estado no mesmo período (-22,12%).

Araripina, por exemplo, foi um dos 95 municípios pernambucanos que não registraram nenhum homicídio no mês de maio. Em Ipubi, os assassinatos diminuíram em 75% nos primeiros cinco meses de 2018, com apenas um caso registrado, contra 4 do intervalo equivalente em 2017. Trindade, por sua vez, apresentou menos 33,3% ocorrências de CVLI no período. A mesma tendência se verifica para os Crimes Violentos contra o Patrimônio, que englobam as diversas modalidades de roubos. Os cinco primeiros meses da AIS-24 (cobertura de 10 municípios do Sertão  Araripe, com sede em Ouricuri) foram os com menos registros de CVPs desde 2016, ou seja, houve uma retração da violência para patamares de 2 anos atrás.

Composta por uma tropa motivada, treinada e comprometida com a segurança pública, a 9º CIPM tem desenvolvido diversas operações, a exemplo da Madrugada Segura, Feira Livre e Polígono, com o objetivo de reprimir o crime e proporcionar mais segurança e tranquilidade para a população. Em 2018, a atuação integrada da PMPE com a Polícia Civil na região resultou na prisão de mais de 500 criminosos na Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24), da qual fazem parte Araripina, Ipubi e Trindade. “Esses números e ações asseveram os avanços conquistados recentemente e o compromisso do Estado com a segurança pública, um tema que deve ser sempre tratado de forma séria e técnica. Mas tem deputado que aposta no quanto pior, melhor”, finaliza Isaltino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome