‘Lugar de igreja é de santo, não de santinho’, ressaltou o presidente do TRE-PE

0

Em coletiva realizada na manhã deste domingo (28), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Luiz Carlos Figueirêdo, disse que espera um segundo turno mais tranquilo e com ruas mais limpas, em alusão ao número de ‘santinhos’ espalhados pelas ruas durante o primeiro turno no Recife, no último dia 7 de outubro. “Boa parte dos nossos eleitores já decidiu o voto, então não adianta gastar papel soltando santinhos“, ressaltou.

Questionado sobre a segurança durante o dia de hoje, Figueirêdo destacou que as polícias Federal, Civil e Militar estão articuladas para garantir o direito de voto do eleitor, que poderá, por meio do aplicativo ‘Pardal’, denunciar casos de crimes eleitorais. “O aplicativo permanece ativo. Pernambuco é o segundo Estado em todo o país, em número de denúncias recebidas, perdendo apenas para São Paulo“.

Bispo
A respeito da notificação recebida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacedo Antonio da Silva, o presidente do TRE-PE destacou que assim como o representante da Igreja Católica, outros religiosos também foram notificados no decorrer das campanhas eleitorais e que igreja não é lugar de discutir política.

Fizemos reunião com representantes de todas as religiões, inclusive a Católica, que teve a presença de Dom Limacedo. Igreja é lugar de santo e não de santinho. E quando recebemos através do Pardal que ele teria usado o púlpito da igreja para falar em eleição, enviamos a notificação, assim como em outros casos em outras congregações religiosas“.

O presidente do TRE mencionou, também, que o Pleno do Tribunal se reunirá durante o dia de hoje para julgar recursos de candidatos do primeiro turno, que ainda estão pendentes. No entanto, de acordo com ele, a maioria já foi julgado e isso deve antecipar a diplomação dos candidatos, prevista para ocorrer no dia 6 de dezembro. “Vamos antecipar, também, a prestação de contas dos candidatos, que já está sendo recebida pelo Tribunal. Isso vai fazer com que o TRE-PE conclua os trabalhos antes do prazo normal que nos é dado“, concluiu Figueirêdo.

Votação
A votação em Pernambuco foi aberta às 7h da manhã deste domingo (28) em Fernando de Noronha que, em decorrência do fuso-horário, inicia o processo de votação uma hora antes do horário oficial nas demais localidades do Estado. De acordo com Orson Lemos, assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE, algumas urnas foram auditadas para comprovar a confiabilidade dos equipamentos e cerca de 3 mil urnas de reserva estão disponíveis para quaisquer eventualidades neste segundo turno.

Orson lembrou, ainda, que o eleitor pode usar camisa com nome, número e até rosto de candidato, mas deve exercer o voto de forma silenciosa. Ficam proibidas aglomerações e distribuição de material de campanha, ações que podem ser coibidas pelos fiscais do TRE que têm poder de polícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome