Missa em ação de Graças pelo falecimento de Dário Coimbra foi celebrada ontem pelo Padre Junior Bedor

1

missa em ação de graças coimbra

Ontem (18) às 20 horas foi celebrada a missa em ação de graças de 1 ano do falecimento do Sr. Dário Coimbra, na sua própria fazenda que fica localizada na Barra do Jacaré. A celebração foi realizada pelo Padre Junior Bedor, amigos parentes e admiradores se fizeram presentes entre eles os ex-vereadores George Duarte e Joaquim Mendes. Dário Coimbra Sampaio nasceu no dia 11 de julho de 1923 na cidade pernambucana de Floresta dos Navios. Ele tinha um sonho de morar no Sertão, ainda muito jovem ele veio junto a um irmão e dois amigos para a fazenda Malhada dos Bois e Junco.

A fazenda já pertencia a seu pai o Dr. André Sampaio. Os primeiros dias não foram nada fáceis para aquele que poderia ter sido um doutor. Lembramos muito de ouvi-lo ele contar, da distância da família e a solidão no meio da Caatinga ouvindo apenas o canto da cauã. Não conhecia os animais da caatinga, não entendia a linguagem do catingueiro, mas sua paixão pelo sertão tratou logo de ensina-lo.

Apanhou muito com as secas prolongadas e a falta d água, vendo o gado morrer. Foi vendo e convivendo com os sacrifícios, sofrimentos que castigavam o sertanejo. E aprendeu os sacrifícios vividos e não o desanimou, na verdade o impulsionou a cada dia em insistir neste lugar. Seu Dário via o sertão diferente.

Na época de 1945 ele comprou um terreno que lhe custou 12 mil réis e aí começou a trabalhar junto a muitas famílias que o ajudaram nessa jornada. A primeira plantação foi a de cebola, O sitio ficou sendo chamada de “Mata” isso por que era uma verdadeira mata.

Aqui na Mata ele começou a sua vida em uma casinha na sombra do juazeiro. Juazeiro ele que hoje admira e maravilha com sua sombra. Ele queria casar com uma moça da roça, pois tinha medo que as moças da cidade, levasse embora.

Dário Coimbra Sampaio casou-se com dona Luiza: “mulher de fibra”, mulher educada, mulher forte que ele escolheu como sua esposa e disse para sua família que dona Luiza era a mulher para acompanhar-lhe em sua vida. Foi um homem de olhares a frente do seu tempo junto as muitas famílias da região conseguiu avançar a agricultura da comunidade e também da cidade de Santa Maria.

Ele era um homem crítico de palavras firmes e um coração bondoso. Ajudou a muita gente, levava pessoas que precisava ir à cidade, doentes ao hospital, gestantes para a maternidade, que por várias vezes presenciou mães dá à luz dentro do seu carro. Em eventos distantes como festas, missas, casamentos, batizados já era certo os carros para transportar as pessoas.

Ele amava crianças, quando ia a cidade sempre trazia o seu carro recheado de guloseimas para agradar a meninada. A sua casa era sempre cheia de crianças, colocava elas no colo e exigia a benção e lhes ensinava coisas como Geografia. Ele tinha muitos afilhados, era muito observador conhecia todos os seus sobrinhos e o jeito de cada um, tinha uma preocupação em particular com todos.

Tinha muitos afilhados não havia uma família na região que não tivesse um filho como afilhado seu. Tinha um prazer de batizar uma criança. Muito católico devoto não perdia uma missa aos domingos, incentivava a todos a fidelidade a fé e a Igreja.

Dário Coimbra era um homem muito intelectual, lia todos os dias a Bíblia e outros livros em particulares principalmente os que se tratava das histórias de Lampião de quem era muito fã.

Muito animado e festeiro os problemas não o impediam de se divertir, tomar a sua cerveja e dançar um verdadeiro forró de sanfona. A alegria na sua vida era visível para aqueles que conviveram com ele. Ele adorava ouvir as músicas Asa Branca, Juazeiro, Ave Maria Sertaneja vida do viajante e adorava dançar uma valsa.

Dário Coimbra tinha uma vida de luta e ensinamentos para muitos dos tempos de hoje. Ficará vivo para sempre em nossas memórias.

Saudades, Saudades muitas saudades, jamais esqueceremos o Dário, titio, padrinho, e eternamente Dário Coimbra Sampaio.

Por:Gilmar Santos - Colaborador Legal

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome