Motor Prime: Placa Mercosul não será obrigatória em todos os carros
Motor Prime: Placa Mercosul não será obrigatória em todos os carros

Motor Prime: Placa Mercosul não será obrigatória em todos os carros

27 de Abril de 2018

Uma boa notícia para quem não quer se desfazer da placa personalizada do seu carro: a troca da chapa atual pela nova, padrão Mercosul, será obrigatória apenas para veículos novos ou aqueles que forem transferidos. A alteração na Resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi revelada pelo presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Pereira, durante audiência na Câmara dos Deputados. A mudança deverá ser oficializada em 10 de maio, em nova reunião do Contran.

Publicada no início de março deste ano, a resolução determinava que a troca seria obrigatória para todos os veículos até 2023. O processo de adoção da nova placa, porém, acabou suspenso pelo Denatran no final do mesmo mês, sob a justificativa da necessidade de conclusão do grupo de trabalho formado para discutir as mudanças.

O novo padrão de identificação de automóveis já está em vigor no Uruguai e na Argentina. O formato da placa será padronizado em todos os países do bloco econômico, mas cada um terá uma combinação própria de letras e números. No Brasil, a nova chapa terá quatro letras e três números, que poderão ser combinados de maneira aleatória (desde que mantendo o numeral no último dígito). No lugar do fundo colorido, os diferentes tipos de veículos serão identificados pela cor da fonte utilizada (preto nos veículos particulares e vermelho nos táxis, por exemplo).

Outra novidade será o fim dos lacre de metal na placa traseira, que será substituído por um QR Code com o número de série da chapa e os dados do fabricante.

[lateral] Mississipi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *