Orocó: Governo e oposição vão medir força na disputa pela presidência da câmara de vereadores

0

A eleição para escolha dos membros da mesa diretora da câmara de vereadores de Orocó que vai comandar a casa no biênio 2019/2020, acontecerá na próxima terça-feira dia 30 de outubro. A eleição para a escolha do presidente, vice-presidente e primeiro secretário, para o segundo biênio acontece normalmente no final do mês de dezembro do segundo ano da legislatura. Neste ano a eleição será antecipada graças a aprovação de um Projeto de Lei que alterou o Regimento Interno, mesmo com algumas insatisfações o PL foi aprovado com 5 votos e 4 abstenções.

A nova regra para a eleição da mesa diretora da câmara de Orocó, estabelece que só será permitida a inscrição da chapa completa. Ou seja: candidato ao cargo de presidente; candidato ao cargo de vice-presidente e candidato ao cargo de primeiro secretário. A inscrição da chapa deve acontecer até 72 horas antes do inicio da sessão marcada para a votação, nesse caso os pretendentes tem até as 9:59 da manhã do sábado dia 27 de outubro. No entanto, é esperado que as inscrições aconteçam já nesta sexta-feira dia 26. Pelos que se comenta nos bastidores vai acontecer disputa entre governistas e oposicionistas.

Lembrando que por descumprir o Regimento Interno da casa que trata do prazo para inscrições dos candidatos, a atual mesa diretora foi eleita no inicio de janeiro de 2017 e novamente em abril do mesmo ano. A justiça aceitou as argumentações do vereador de oposição Ismael Lyra, o mesmo solicitou da justiça o cumprimento do artigo que trata do prazo as inscrições. Com isso ficou determinado pela justiça à anulação da eleição de janeiro/2017, consequentemenete a realização de uma nova eleição. Enquanto a mesa ficou afastada a casa foi presidida pelo vereador mais votado no pleito eleitoral de 2016, Patrício ficou a frente dos trabalhos e de imediato marcou uma nova eleição.

Até esse momento 5 vereadores manifestaram o desejo de disputar a presidência, como a nova regra diz que só será aceita a inscrição da chapa por completo apenas 3 dos 5 poderão sair candidato. Os vereadores com intenção de disputar o posto mais alto do parlamento municipal são: Patrício; Thiago Vasconcelos; Marquinhos; João de Demar e Binho de Seu Tonho. Os três primeiros foram eleitos pela aliança que elegeu o atual prefeito, os outros dois por coligações que apoiou candidaturas diferentes. Resta saber quem vai ceder, bem como, quem terá o poder de convencimento para levar adiante sua pretensão de ser presidente da câmara de vereadores de Orocó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome