Parabéns ao Ilustre Cabroboense Manoel Pedro pelos seus 100 anos de vida

1

100 Anos - Manoel Pedro IMG-20161203-WA0001 IMG-20161203-WA0003 IMG-20161203-WA0006

No dia 3 de dezembro do ano de 1916, nasceu na Fazenda Cachoeira, Município de Cabrobó, Manoel Pedro dos Santos. Filho e Pedro Francisco dos Santos e Getrude Tomássia. Seu Manoel Pedro começou a trabalhar ainda muito novo, dividia o tempo até a juventude entre as obrigações com o trabalho, os estudos e as brincadeiras de criança. Seu Manoel Pedro, hoje completando 100 anos de vida com muita lucidez, diz que lembra com detalhes quando se encontrou por duas vezes com o bando de Lampião. Ainda fala da pior seca que ele já enfrentou nesses 100 anos, isso lá em 1939 e em seguida 1940 veio o ano de bonança para todos, conta Seu Manoel Pedro.

Segundo relato dos familiares, Seu Manoel Pedro tinha a fama de ser muito namorador. Casou duas vezes, em 1938 com uma índia chamada Cacilda, um ano depois Manoel Pedro fica viúvo. Casou novamente em 1942, a escolhida foi outra índia, essa se chamava Maria José da Conceição, com quem viveu 69 anos. O casal teve 9 filhos, hoje são 22 netos, 24 bisnetos e 2 tetraneto.

Seu Manoel Pedro trabalhou até se aposentar como agricultor, durante o tempo em que trabalhava prestou serviços nos engenhos de cana-de-açúcar, em casas de farinha, foi camboeiro transportando farinha no lombo de um burro para a cidade de Araripina, era Seu Manoel Pedro quem colocava lenha para o gerador de energia quando Cabrobó não tinha energia elétrica. Logo que iniciou a construção da BR 428, Manoel Pedro com visão de empreendedor colocou o “Bode Assado da Fazenda Bela Vista”, a partir dali o homem de 100 anos ficou conhecido como Manoel Pedro do Bode Assado. À noite o velho candeeiro era o único meio de iluminação, as bebidas eram refrigeradas em uma geladeira movida q querosene. Até hoje não se tem noticia de nenhum bode assado tão gostoso como era o de seu Manoel Pedro.

Manoel Pedro aos 100 anos de vida, diz que nos tempos de criança até pouco tempo, caminhava muito para assistir as Missas, lembra da sua eterna Professora a Dona Adriana, Esse Seu Manoel era muito chegado aos festejos juninos, bastava ouvir o ronco da sanfona que ele tava lá, o jovem de 100 anos de vida e de uma linda historia conta que se não fosse agricultor, certamente teria sido um bom vaqueiro. Hoje em dia sem Manoel passa a maior parte do tempo, lendo a Bíblia Sagrada, ouvindo radio e brincando de cartas.

Parabéns Seu Manoel Pedro, pelos seus 100 anos de vida!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome