Parabéns povo de Cabrobó pelos 90 anos de Emancipação Política

0

Próximo dia 11 de setembro o município de Cabrobó comemora 90 anos de Emancipação Política, a cidade é conhecida por suas belezas naturais, bem como por sua gente hospitaleira, alegre e de paz. O Blog do Didi Galvão, Rádio Web Didi Galvão, Rádio Parnamirim FM e Rádio Terra Nova FM do Sistema Beto Som de Comunicação, inicia hoje uma série de homenagens a essa que é a mais linda cidade do Sertão Pernambucano.

Cabrobó é um município brasileiro do estado de Pernambuco, localizada no sertão do São Francisco. Está situado na RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento) polo Petrolina e Juazeiro. A Cidade é ponto de partida do eixo norte da Transposição do Rio São Francisco, e tem a agricultura (produtos como arroz e cebola) como principal fonte de renda.

A origem do município de Cabrobó vem de 1762, quando uma paróquia foi criada numa aldeia indígena existente na região, tendo como primeiro vigário o padre Gonçalo Coelho de Lemos.

O Distrito foi criado através de Alvará datado de 14 de novembro de 1786 e a Vila foi criada pela Lei Provincial nº 345, de 13 de maio de 1854. Através da Lei Estadual nº 597, de 7 de maio de 1903, Cabrobó foi elevada à categoria de cidade. A Lei Estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928, criou o Município, que foi instalado 1 de janeiro de 1929. Seu território pertencia ao antigo município de Boa Vista (hoje Santa Maria da Boa Vista). Segundo registros históricos, inicialmente viviam na região índios das tribos Truká e Pancararus. O nome Cabrobó é de origem indígena e significa “árvore ou mato de urubus”. Vem de “caa” – árvore e “orobó” – urubu. O povoamento de Cabrobó teve início na metade do século XVIII, em torno de uma aldeia de índios. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados da Aldeia Indígena N. S. da Assunção, Ilha de Assunção, Mãe Rosa e Murici. Anualmente, no dia 11 de setembro, Cabrobó comemora a sua emancipação política. Município Laico.

É conhecida pelos seus moradores como “Cabrobó Terra da Cebola, do Arroz e da Transposição das Águas do Velho Chico“.

Informações do Wilkipedia

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome