Parlamentares lamentam morte do ex-deputado Geraldo Coelho

0

A trajetória do ex-deputado estadual Geraldo Coelho, falecido aos 92 anos, na última sexta (24), foi enaltecida na Reunião Plenária desta segunda (27). Em memória dele, a Assembleia Legislativa de Pernambuco – onde o político atuou por seis mandatos – fez um minuto de silêncio. Os deputados Odacy Amorim (PT), Antônio Moraes (PP) e Lucas Ramos (PSB) ocuparam a tribuna para destacar os feitos do ex-parlamentar, conhecido como o “trator do Sertão”.

Coelho estava se tratando de uma pneumonia no Hospital Dom Tomás, em Petrolina (Sertão do São Francisco), e foi vítima de insuficiência respiratória. O velório ocorreu no sábado (25), na Câmara Municipal da cidade, e o sepultamento foi realizado no Cemitério Campo das Flores. Ele deixou mulher e sete filhos.

Odacy Amorim, que acompanhou o funeral, ressaltou que, “mesmo sendo de posições políticas diferentes”, os dois sempre se respeitaram. “A vida passa e fica a história do homem. Ele realmente deixa um legado. Quero deixar registrado, em nome do povo do Sertão, especialmente da região do São Francisco, o papel e a importância de Geraldo Coelho”, expressou.

O petista também lamentou a morte do sargento da Polícia Militar Clécio de Arruda Marques, em acidente de trânsito na BR-407 ocorrido no sábado, em Petrolina. “Ele era uma pessoa muito querida. Posso dizer que, nesse final de semana, perdi dois grandes amigos”, prosseguiu.

Antônio Moraes falou sobre o convívio por três legislaturas com Geraldo Coelho, que encontrou, pela última vez, no aniversário de 90 anos dele, em Petrolina. “Junto com o irmão Osvaldo, lutou muito para tornar aquela região a ‘Califórnia do Brasil’, com as plantações e a agricultura irrigada”, observou. “Geraldo exaltava a capacidade do sertanejo e a força de vontade de vencer as adversidades da seca. Um grande político e homem de bem que vai fazer falta à política pernambucana.”

Lucas Ramos enalteceu o “incansável trabalho em busca do desenvolvimento do Sertão pernambucano e, em especial, a energia dedicada ao povo de Petrolina” pelo ex-parlamentar. O socialista também ressaltou a proximidade de seu pai, o também ex-deputado Ranilson Ramos, com Geraldo Coelho. “Ele teve uma disposição inquestionável para garantir uma melhor qualidade de vida ao povo sertanejo. Seus 92 anos foram muito bem vividos, sem nenhum episódio que pudesse desabonar sua conduta de homem público.”

Biografia – Geraldo Coelho nasceu em 5 de abril 1926, em Petrolina. Empresário e engenheiro civil, ele começou a vida pública como vereador, tendo desempenhado dois mandatos e presidido a Câmara Municipal daquela cidade. Em 1972 foi eleito prefeito, cargo que ocupou até 1977.

Sempre pelo Partido da Frente Liberal (PFL), foi deputado estadual por seis mandatos, entre os anos de 1987 e 2011 (com exceção de 2003, quando ocupou a suplência). Na Alepe, foi relator da Comissão de Elaboração do Regimento Interno e presidiu a Comissão de Sistematização da Assembleia Estadual Constituinte de 1989. Foi também presidente da Comissão de Finanças.

Fonte: Agencia Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome