Pernambucanos costumam votar em governador e senador da mesma coligação

0

O mandato dos senadores é de oito anos. Mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Na eleição passada de 2014, Pernambuco elegeu Fernando Bezerra Coelho para ocupar a cadeira deixada por Jarbas Vasconcelos. Sendo assim, neste ano serão eleitos dois senadores para as vagas de Armando Monteiro e Humberto Costa, como Armando sairá candidato ao governo, uma vaga já é certa. No entanto, Humberto pode tentar a reeleição e se reeleito, apenas uma cadeira será renovada.

Até as eleições de 1986 umas das cadeiras do senado era ocupada por um senador biônico, nesse caso o ultimo senador pernambucano nomeado pelo regime Militar foi Aderbal Jurema em 1978. Nas eleições de 1986 os eleitores pernambucanos movidos pelo desejo de mudança, entraram de cabeça na campanha “A Esperança Está de Volta”, elegendo Miguel Arraes, governador; Mansueto de Lavor e Antonio Farias, senadores. Os dois eram candidatos da coligação liderada por Arraes, daí para cá foram mais três eleições onde os eleitores de Pernambuco votaram em dois senadores.

Historicamente os pernambucanos votam em candidatos da mesma coligação. Desde 1982 quando ouve a abertura política e os governadores foram eleitos pelo voto direto, que os eleitores de Pernambuco costumam votar nos candidatos a governador e senador da mesma coligação. As exceções foram nas eleições de 1994 e 2006. Em 1994 Miguel Arraes foi eleito governador e o aliado Roberto Freire senador, a outra vaga para o senado ficou com Carlos Wilson que era candidato contra a coligação de Arraes. Em 2006 Eduardo Campos foi eleito governador para o primeiro mandato, só que a vaga de senador ficou com o adversário Jarbas Vasconcelos.

Veja abaixo quem foi eleito nas eleições desde 1982:

1982 – Roberto Magalhães eleito governador e o aliado Marco Maciel eleito senador.

1986 – Miguel Arraes eleito governador e os aliados Mansueto de Lavor e Antonio Farias, eleitos senadores.

1990 – Joaquim Francisco eleito governador e o aliado Marco Maciel eleito senador.

1994 – Miguel Arraes eleito governador e o aliado Roberto Freire eleito senador, a outra vaga para o senado ficou com o adversário de Arraes, Carlos Wilson.

1998 – Jarbas Vasconcelos eleito governador e o aliado José Jorge eleito senador.

2002 – Jarbas Vasconcelos reeleito governador e os aliados, Marcos Maciel e Sergio Guerra, eleitos senadores.

2006 – Eduardo Campos eleito governador e o adversário Jarbas Vasconcelos eleito senador.

2010 – Eduardo Campos reeleito governador e os aliados Armando Monteiro e Humberto Costa, eleitos senadores.

2014 – Paulo Câmara eleito governador e o aliado Fernando Bezerra Coelho, eleito senador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome