Plano estadual para fortalecer startups é discutido na Secti

0

files_15176_tn_201707211153227be9

Representantes de universidades, do Governo de Pernambuco e empresários de T.I. iniciaram os trabalhos de construção de um plano estadual de fortalecimento de startps. A iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco, elaborada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para os próximos cinco anos, e prevê a ampliação da capacidade de difusão da inovação das empresas e ampliação da massa crítica de startups no estado.

A secretária de C,T&I, Lucia Melo, fez a abertura dos debates e destacou que a iniciativa vai ao encontro das atividades do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa e Empresa de Pequeno Porte (Fempe-PE), que elegeu a inovação como prioridade para o setor. “Estamos, neste primeiro momento, criando um consenso com os atores envolvidos na agenda de startups. Reunimos agências de financiamento, como a Facepe e a Agefepe, instituições de TI ligadas ao Porto Digital e as universidades para concentrar as linhas de atuação de cada um, para que possamos ajudar a potencializar as startups existentes e incentivar a criação de novas”, destacou.

Durante o encontro foram debatidos aspectos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para traçar uma análise SWOT (do termo em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats ? SWOT). “É através da identificação das oportunidades e fragilidades, por exemplo, que podemos promover o escalonamento das startups, identificando convergências e divergências no cenário. Assim, podemos estruturar um plano para atingir o objetivo de ampliar a capacidade inovativa de Pernambuco”, reforçou a secretária.

O coordenador do encontro, Felipe Sabat, explicou que a elaboração do plano vai levar em consideração as particularidades de Pernambuco e dos empreendedores locais. Ele garante que, em breve, a Secti e os parceiros deverão finalizar um plano moderno para fortalecer as startups de Pernambuco.

“Estamos reunindo estudos, pesquisas e especialistas para criar mecanismos, incentivar e favorecer o ecossistema de startups de Pernambuco. Após esse primeiro levantamento, vamos definir linhas de ações e os respectivos responsáveis. Teremos outros encontros setoriais para finalizar o Plano”, esclareceu. Os resultados do encontro serão validados com demais atores que não estiveram presentes, dando sequência à construção do Plano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome