Prefeitos do sertão de Itaparica e Moxotó vão fortalecer o Consorcio dos Municípios com o objetivo de atrair mais investimentos para a região

0

O município de Belém do São Francisco foi ponto de encontro nesta sexta-feira no auditório da Facesf, de representantes dos municípios que integram o Consorcio Intermunicipal do sertão de Itaparica e Moxotó. O prefeito anfitrião, Professor Licinio Lustosa, recebeu os colegas de Carnaubeira da Penha, Dr. Manoel; de Floresta, Ricardo Ferraz e Gerson prefeito de Tacaratú. Tambem estiveram no encontro do Comsim os deputados Rodrigo Novaes e Rogério Leão, além da equipe técnica do Consorcio e de secretários dos municípios participantes e vários vereadores.

O Consorcio do sertão de Itaparica e Moxotó é formado pelos municípios de Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu. O Consórcio tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das regiões abrangendo temas como Gestão Administrativa, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Saneamento Básico, Economia, Agricultura Familiar, Saúde, Educação, entre outros. Um Consorcio bem organizado e politicamente bem articulado, é capaz de atrair investimentos público e privado e alavancar o crescimento de cada município participante.

O Diagnóstico Habitacional Regional deve ser produzido pelo Consórcio Intermunicipal das regiões de Itaparica e Moxotó, e será à base de um projeto para a gestão da política habitacional das oito cidades a ser desenvolvido ao longo deste ano. O estudo será debatido por um grupo de trabalho criado especificamente para tratar de Habitação, esse foi um dos temas tratados durante reunião realizada nesta sexta-feira (27).

“É necessário nivelar conceitos e metodologias entre todos os municípios da região, de forma a aumentar a capacidade institucional e administrativa de cada cidade, não podemos aceitar que em tempos de avanços tecnológicos nossa região enfrente tantas dificuldades para conseguir ações de órgãos dos governos federal e estadual”, afirmou o deputado Rodrigo Novaes.

O presidente do Consórcio, Dr. Manoel, destacou a falta de ações dos governos em áreas estratégicas, dizendo ainda que não há uma obra se quer dos governos nesses municípios que possam impulsionar o desenvolvimento regional. Licinio Lustosa, prefeito de Belém do São Francisco, afirmou que só com a união de todos será possível conseguir ações em favor de cada município e consequentemente da região. Esse sentimento foi compartilhado pelos demais prefeitos.

Os gestores municipais também concordaram da necessidade de que seja implantado na região um hospital regional, a regionalização dos serviços prestados na área de saúde e uma UPA. O deputado Rodrigo Novaes ainda lembrou que a região é a única do estado que não tem um Batalhão de Policia Militar, com isso o deputado pediu a união de todos para que essa conquista chegue à região o mais rápido possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome