Programa Futebol Pela Amizade, da FIFA, é lançado em Brasília

0

Evento apresentou atletas de base que representarão o Brasil no programa. Na ocasião, Ministério do Turismo e Embratur divulgaram, pela primeira vez, os planos de ações para a Copa do Mundo na Rússia

A edição de 2018 do programa F4F, Football for Friendship (Futebol pela Amizade), foi lançada em Brasília, nesta quinta-feira (19). A cerimônia aconteceu na Embaixada da Rússia, país anfitrião da Copa do Mundo deste ano, que também receberá o evento do projeto no mesmo período. Foram apresentados os dois adolescentes que representarão o Brasil como jovens embaixadores, em Moscou, no mês de junho. Durante o evento, Ministério do Turismo e Embratur, apresentaram, em primeira mão, ações brasileiras que serão executadas na Rússia durante a copa.

Organizado pela Gazprom e promovido pela FIFA, neste ano, o F4F acontece paralelamente à Copa do Mundo e tem o objetivo de envolver as gerações mais jovens na promoção de importantes valores humanos e da integração dos povos pela prática do futebol. O programa engloba o Sexto Fórum Internacional para Crianças e também a disputa do Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade, em Moscou, de 11 a 15 de junho, com 211 países.

Diogo Netto, gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, apontou que a escolha dos jovens foi feita por meio de parceira da instituição com o Fluminense e valorizou o método de ensino por meio do futebol, embasado nas habilidades e competências promovidas pela ONU. “O que a CBF Social promove é o mesmo que vai acontecer no F4F: como ensinar valores morais por meio do futebol. O programa é um grande “festival” de atividades educativas e esportivas e, no campeonato, os atletas mirins não irão disputar uma nacionalidade contra a outra, mas sim integrados em times mistos (meninos e meninas) com representantes de diversos países”, explicou.

Jogador das categorias de base do Fluminense, Gustavo Cintra, 13 anos, é o jovem embaixador que integrará um dos 32 times mistos para a disputa do torneio. “Estou muito honrado de poder representar o Brasil e meu clube na Rússia. Nunca imaginei que, tão jovem, eu fosse jogar bola com gente de todo o mundo. Fico muito feliz de poder participar, conhecer novas culturas e fazer novas amizades”, afirmou. O rapaz representa o clube desde no ano passado, recrutado por olheiro do Tricolor carioca quando disputava o campeonato paulista sub 11.

A saltadora ornamental, também do Fluminense, Luíza Zein, 12 anos, será repórter mirim no Centro de Imprensa Internacional para Crianças do F4F. A adolescente será responsável, ainda, por apresentar valores a serem discutidos no Fórum. “Os temas que vou levar para a discussão são o combate a intolerância e a igualdade de gêneros. Estou estudando muito sobre eles porque quero fazer a diferença na vida desses jovens, baseada nas minha experiências. Sempre joguei futebol, mas sempre era a última a ser escolhida, por ser menina. Isso sempre me incomodou. Com a chegada dessa oportunidade, eu resolvi levar isso às outras pessoas”, destacou ela.

O Embaixador russo, Sergei Akopov, apresentou os nove valores-chave do programa F4F: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra. E completou: “Estes são conceitos em que a Rússia acredita e apoia. Nesse mundo redondo com uma bola de futebol devemos dar as mãos aos outros povos, porque só assim, juntos, unidos em harmonia, as nações se fortalecerão.”

Roberto Alves, Ministro Interino do Turismo, e Marcelo Lima Costa, presidente da Embratur, falaram pela primeira vez dos planos para o período da Copa do Mundo. “Na ocasião, vimos a oportunidade de mostrar o verdadeiro Brasil para o mundo. E vamos apresentar isso em Moscou”, anunciou Roberto. Foi apresentado um vídeo de divulgação para mostrar que o objetivo é fazer a diferença na Rússia, como ressaltou Marcelo. “Vamos apresentar as riquezas brasileiras, a história do nosso futebol e a nossa rica cultura. Tudo isso vai acontecer na Praça Vermelha, em Moscou, um dos pontos turísticos mais importantes do país. Em um shopping tradicional que existe lá, vamos fazer um enorme corredor com cenário brasileiro e levar diversas representações da cultura brasileira, como escola de samba, frevo, bumba meu boi, Bolshoi de Joinville”, revelou o presidente da Embratur. Segundo ele, o público esperado é de 1 bilhão de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome