Projeto de Revitalização do Rio São Francisco é mostrado a Maçonarias do Submédio São Francisco

0

gonzaga2 gonzaga1

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) apresentou na noite de sexta-feira 4, no núcleo da Loja Maçonica Harmonia e Fraternidade, os detalhes do projeto de viabilidade de revitalização do Rio São Francisco a partir das águas do Rio Tocantins.

Participaram da reunião cerca de 10 Lojas Maçonicas do Submédio São Francisco, incluindo membros do Sertão Central de Pernambuco e também da Paraíba e Piauí.

A reunião teve o objetivo de mostrar os detalhes do Projeto Já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional. Gonzaga Patriota disse que o projeto vai melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e garantir a energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

Ficou definido que no dia 20 de agosto, Dia do Maçon deve acontecer um ato nas margens do rio São Francisco em defesa do Projeto, pois segundo os maçons presentes é compromisso da Maçonaria do Submédio São Francisco a responsabilidade social com o Velho Chico que alimenta e mata a sede de milhões de sertanejos.

O Deputado explicou que no dia 5 de junho, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, acompanhado de sua equipe técnica, apresentou o Projeto de Viabilidade de Revitalização do Rio São Francisco, elaborado pela empresa EngeSoft Engenharia, nos parâmetros do Projeto de Lei nº 6569/88, que é de sua autoria.

“Este projeto estava há 20 anos na Câmara dos Deputados. Escrevi ainda nos anos 90 que o Rio São Francisco está morrendo e agora temos a oportunidade contribuir com sua vida. O Rio São Francisco não tem mais como esperar”, defendeu Patriota.

A precipitação média anual na bacia do Rio Tocantins é de 1.600mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro, enquanto isso, a região semiárida do Rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600 mm anuais. A vazão média do Rio Tocantins é de 13.600m3/s e a do Rio São Francisco 2.846m3/s, esse, hoje, com menos de 600m3/s.

“Portanto o projeto é possível e vamos unir todos os segmentos da sociedade em defesa da revitalização do Rio São Francisco e garantir sua sobrevivência”, finalizou Gonzaga Patriota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome