Projeto São Francisco antecipa fim do racionamento na região de Campina Grande, na Paraíba

0

maxresdefault (6)

Açude Boqueirão atingiu hoje (21) 8,2% da capacidade, superando o volume morto. Governo do Estado anunciou término do racionamento para dia 25

Brasília – Depois de quase três anos de racionamento, cerca de um milhão de moradores dos 18 municípios que compõem a região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba, já podem comemorar o retorno do abastecimento diário de água. O principal açude local, o Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB), atingiu hoje 8,2% de capacidade, o que levou o Governo do Estado a anunciar o fim do racionamento para a próxima sexta-feira (25).

Campina Grande e outros 30 municípios estão sendo abastecidos com a água proveniente do ‘Velho Chico’, que percorre os 217 quilômetros do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, passando por Pernambuco e Paraíba, para seguir pelo leito do Rio Paraíba por mais de 100 quilômetros até chegar ao Reservatório Boqueirão.

A conquista só foi possível porque o Governo Federal acelerou as obras do Eixo Leste do projeto para antecipar a entrega das águas na primeira quinzena de abril deste ano com dois efeitos diretos: evitar o colapso hídrico para quase um milhão de pessoas e, em menos de seis meses, acabar com o racionamento de água na região da segunda maior cidade da Paraíba. Quando o Rio São Francisco chegou ao Epitácio Pessoa, o reservatório havia registrado o seu menor volume dos últimos anos – 2,9% da capacidade total.

Antecipação da água em Fortaleza

A chegada da água à região paraibana foi agilizada porque o Governo Federal usou quatro conjuntos de motobombas cedidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para acelerar o enchimento das estruturas do Eixo Leste. Hoje, a assinatura de um acordo semelhante entre o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai permitir novamente a antecipação da entrega da água, dessa vez no Eixo Norte, para evitar o colapso hídrico da região metropolitana de Fortaleza.

A água do Eixo Norte vai percorrer 260 quilômetros de canais e reservatórios para beneficiar 7,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Abastecimento

Atualmente, as águas do São Francisco atendem quase 1 milhão de pessoas em 31 municípios paraibanos. Além da região metropolitana de Campina Grande, o Projeto também tem contemplado o Sistema Adutor do Congo (segunda e terceira etapa), desde o último mês de julho. Essas obras contaram com apoio financeiro da União de mais de R$ 28,4 milhões – cerca de 84% do valor total dos empreendimentos.

O investimento de contrapartida do estado – responsável pela execução – foi de R$ 5,3 milhões. Mais 13 cidades passaram a contar com o reforço hídrico: Congo, Coxixola, Sumé, Monteiro, Prata, Ouro Velho, Amparo, Serra Branca, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Livramento e o distrito de Santa Luzia do Cariri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome