Rands recebe plataforma de política habitacional

0

A campanha da coligação O Pernambuco que você quer (PROS, PDT, Avante) começou a manhã desta sexta-feira (dia 31) em um evento que reuniu líderes dos movimentos por moradia e a entrega de uma proposta de política habitacional. Maurício Rands e Lídia Brunes, candidatos a governador e a senadora pelo PROS, ouviram os militantes, donas de casa e outros moradores do Conjunto Residencial Nossa Prata, em Maranguape II, Paulista. “Vamos propor um grande programa de apoio aos habitacionais populares para garantir todas as condições de moradia”, disse.

Moradia é um do tema relevante em todo o Estado de Pernambuco, com um déficit registrado pelos movimentos por moradia na ordem de 400 mil tetos. Na Região Metropolitana do Recife, a necessidade por um lugar para morar é mais concentrada, com um déficit de 108 mil. Maurício Rands e sua história de luta junto aos movimentos populares disse que a eleição vai romper a paralisação do presente, sem voltar ao passado. “Vamos ter uma política habitacional que vai olhar para esta necessidade básica com outros olhos e com mais recursos para a moradia digna”, garantiu.

O evento reuniu várias denominações pela luta por moradia, como o MTST-PE (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto em Pernambuco), OLMD (Organização de Luta por Moradia Digna) e UMP (União Estadual por Moradia Popular), que apresentaram suas reivindicações para Maurício Rands. Essas organizações são responsáveis pela construção do Conjunto Residencial Nossa Prata, com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, para a entidade. Com os recursos em mãos, contrataram e construíram 1.428 casas de 55 metros quadrados em Maranguape II. “Nosso compromisso com vocês é que além da moradia, vocês possam ter também um posto de saúde próximo, creche, transporte público de qualidade e iniciativa produtivas, principalmente para as mulheres”, afirmou Rands.

A candidata ao Senado Lídia Brunes (PROS), que tem raízes no movimento por moradia, falou da necessidade de mais infraestrutura, além do teto para morar e lembrou como Rands foi importante no apoio aos militantes e a história de luta do candidato a governador. Ana Paula Silva, militante por moradia, lembrou que a região mudou. “Antes era vegetação, lixo e barracos. Agora temos quase 1.500 casas, que nós mesmos construímos”, recordou.

Também falou a agente comunitária de saúde Elizete Dias, que reconheceu em Maurício Rands um político ligado a luta dos agentes de saúde e de combate às endemias. “Rands foi um dos primeiros a levantar a bandeira da nossa categoria”, disse. Maurício Rands reforçou a importância dos agentes, na prevenção e manutenção da saúde nas comunidades. “Tenho muito carinho por essa categoria, pela importância do trabalho que eles exercem, junto com os técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, representam um patrimônios da saúde da população”.

Assessoria da Coligação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome