Relembre a trajetória política do deputado estadual Guilherme Uchoa

0

Uchoa estava no sexto mandato como deputado estadual e pretendia tentar o sétimo. Ele também cumpria o sexto biênio consecutivo como presidente da Alepe

Natural de Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco, o deputado estadual Guilherme Uchoa (PSC), 71 anos, falecido na madrugada desta terça-feira (03), deixa uma carreira consolidada na política pernambucana. Já no sexto mandato como parlamentar, cargo para o qual recebeu 69.785 votos em 2016, Uchoa estava na expectativa de tentar o sétimo. Ele também cumpria o sexto biênio consecutivo como presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Há mais de 20 anos atuando na política, Guilherme Uchoa (PSC) contava com a confiança de nomes importantes da política pernambucana. Na presidência da casa legislativa, o parlamentar atuou como governador em exercício de Pernambuco em cinco ocasiões, quando os ex-governadores Eduardo Campos (PSB), João Lyra Neto (PSDB) e o atual governador Paulo Câmara (PSB) precisaram se ausentar do estado durante viagens.

Juiz aposentado, Uchoa se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Já atuou nas Comarcas de Palmeirina, Riacho das Almas, Angelim, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife. Além disso, ele era formado em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e exerceu a profissão de professor da disciplina por oito anos no Colégio João Pessoa Guerra, em Igarassu. Além disso, o parlamentar também foi escrivão da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).

Projetos e ações para a população

Entre os projetos apresentados por Uchoa como parlamentar na Alepe estão a recuperação do patrimônio cultural do Parque das Esculturas de Fazenda Nova, a pavimentação do entorno do município de Sertânia, da PE-070, em Ribeirão, da PE-082, em Aliança e da PE-27, em Araçoiaba/Chã de Cruz, ações para implantação de calçamento em comunidades carentes, construção de pontes, quadras poliesportivas, barragens, instalação de telefones públicos, linhas de ônibus e abrigos, saneamento básico, construção e reforma de escolas públicas, passarelas de metal, segurança na rede escolar, criação de Delegacias da Mulher e do Idoso, viabilização de máquinas de hemodiálise e outras iniciativas em benefício de portadores de necessidades especiais.

Melhorias na Alepe

Outras iniciativas foram realizadas pelo deputado estadual para melhoria da Alepe, como início da construção dos dois prédios que devem abrigar o novo Plenário e gabinetes parlamentares e expansão da TV Alepe para o interior do estado. Uma das ações dele como presidente da casa foi a abertura de um concurso público para ocupação de cem cargos efetivos na Alepe, no ano de 2014.

Atuação no STF

Uchoa atuou em duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) proposta do Supremo Tribunal Federal (STF): uma contra a redução do número de cadeiras no Parlamento Estadual e a outra questionando a legalidade da cobrança de taxas de terrenos da Marinha.

Vivência em Igarassu

Apesar de ter nascido em Timbaúba, Guilherme Uchoa morava em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), também considerado seu celeiro eleitoral. O deputado também tinha alianças políticas na cidade, uma delas com o vereador Luiz Cavalcanti dos Passos (PTN), também amigo pessoal de Uchoa.

Luiz Cavalcanti foi assassinado no dia 16 de maio depois de ser levado da porta de casa, na Vila Saramandaia, em Igarassu. O deputado Guilherme Uchoa acompanhou o caso de perto, inclusive participou das buscas pelo vereador. Desde então, o político teria ficado emocionalmente abalado.

Futuro de Uchoa na política era incerto

Havia especulações de que o deputado estadual Guilherme Uchoa fosse integrar a Frente Pernambuco Vai Mudar, em oposição à atual gestão, apoiando Armando Monteiro (PTB) como pré-candidato ao governo do estado. No dia 26 de junho, o PSC, partido do qual Uchoa fazia parte desde março, oficializou apoio a chapa em evento realizado no Bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

Apesar da filiação recente ao PSC, Guilherme Uchoa e o filho, Uchoa Júnior, ainda não haviam definido se iriam ou não se descolar da base do governo e seguir para a oposição. O parlamentar já tinha deixado claro, no entanto, que iria pesar na sua decisão o melhor cenário para a eleição do filho à Câmara dos Deputados.

Político havia sido denunciado recentemente por propaganda eleitoral antecipada

No último dia 13 de junho, alguns políticos e pré-candidatos de Pernambuco foram denunciados por praticar campanha eleitoral antecipada, o Ministério Público Eleitoral em Pernambuco ajuizou três ações contra o deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM), o deputado estadual Guilherme Uchôa (PSC) e o filho dele, Uchôa Júnior (PSC), além da prefeita de Brejão, Elisabeth Barros de Santana (PSB). O órgão pediu que o Tribunal Regional Eleitoral aplique multa, que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil reais.

Guilherme Uchôa, que desejava conquistar o sétimo mandato na Assembleia, e o seu filho Uchôa Junior, que tentará uma vaga na Câmara dos Deputados, divulgaram 24 outdoors com suas imagens em que enaltecem suas qualidades pessoais. O material foi espalhado por ruas do Recife e de Goiana, na Zona da Mata Norte. As peças publicitárias estampavam os seguintes dizeres: “Duas gerações que buscam um Pernambuco forte merecem grandes homenagens. Feliz Aniversário!”. Segundo empresa responsável pela afixação dos cartazes, a decisão teria sido cumprida e o material retirado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome