Resumo do Plenário: corte orçamentário em ações contra a seca motivam pronunciamento

0

06.29-SOLENE-RM-819-2-1-1024x683

A redução de 95% no orçamento do programa federal de combate à seca no semiárido nordestino repercutiu no pronunciamento do deputado Paulinho Tomé, do PT. O parlamentar criticou o corte, que, segundo ele, inviabiliza a construção de cisternas. “Estamos falando de famílias que vivem na região mais árida do País e existe uma demanda em que mais de 500 mil famílias que podem receber esse tipo de equipamento e que vivem da zona urbana e distante da sede do município.”

O lançamento do edital para a construção da Adutora de Serro Azul foi comemorado por Laura Gomes, do PSB. A deputada elogiou o Governo do Estado, afirmando que a obra vai levar água da barragem Serro Azul, em Palmares, na Mata Sul, para dez municípios do Agreste.  

A situação da Barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste Setentrional, foi tema do pronunciamento do deputado Diogo Moraes, do PSB.  Segundo ele, apesar da importância da barragem, a estrutura da represa corre riscos de romper. “A estrutura figura na lista de barragens comprometidas do Brasil. Para chegar a essa conclusão, a Agência Nacional das Águas consultou 29 instituições fiscalizadoras de barragens e destas apenas 9 responderam indicando 25 barragens em péssimas condições no País.”

Durante o tempo de liderança, Tony Gel, do PMDB, informou que já havia pedido ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas a reparação do paredão de Jucazinho, e que não há motivo para preocupação com o eventual rompimento da barragem.  

Um apelo para que a Universidade do Vale do São Francisco tenha uma unidade no Sertão do Araripe foi reivindicado pelo deputado Odacy Amorim, do PT. Ele solicitou uma reunião com o reitor da Universidade para que o pleito seja atendido. “Fiz um pedido de uma audiência ao reitor da Universidade do Vale do São Francisco, porque o Ministério diz que tem a disponibilidade. É preciso que a Univasf aprove no Conselho a decisão de implantar a Univasf no Araripe.”

A sétima edição do concurso “Ler Bem”, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, realizada no Shopping RioMar, zona Sul do Recife, foi enaltecida por Antônio Moraes, do PSDB. O parlamentar parabenizou a iniciativa, que segundo ele, contribui de forma decisiva para a formação de futuros cidadãos.

A paralisação das obras da PE-460, no distrito de Conceição das Crioulas em Salgueiro, no Sertão Central, foi tema de pronunciamento do deputado Dr. Valdi, do PP. O parlamentar criticou o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, afirmando que ele se baseia em critérios políticos e eleitorais nas decisões da Secretaria.

Fonte: Radio Alepe

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome