Resumo do Plenário: deputados aprovam veto do governador

0

A discussão sobre o veto do governador Paulo Câmara a um projeto aprovado pela Alepe foi o destaque da Reunião Plenária dessa quarta. A proposta, de autoria do deputado Rodrigo Novaes, do PSD, propunha regulamentar a transparência das entidades do futebol. O deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, defendeu o posicionamento do chefe do Executivo de Pernambuco. Ele se colocou contra a intervenção do estado na iniciativa privada.

Na medida em que uma atividade tipicamente privada, com regras internacionais, como é o caso do futebol, passa a ter ingerência de órgãos oficiais, é como que declarando um caminhar na contramão da história. Sem qualquer crítica ao colega autor dessa proposta, declaro-me contrário com a aprovação desse projeto de lei, 1303/2017, e declarando-me também a favor do veto do senhor governador do Estado.” 

Ao final da reunião, o veto foi aprovado, com o voto contrário da deputada Teresa Leitão, do PT.

Pastor Cleiton Collins, do PP, justificou o requerimento proposto por ele para congratular os setenta anos da Sociedade Bíblica do Brasil. Ele destacou o trabalho da entidade em prol da divulgação do livro sagrado dos cristãos. Apoiaram Pastor Cleiton Collins os deputados Adalto Santos, do PSB; Odacy Amorim, do PT; Bispo Ossesio Silva, do PRB; Tony Gel, do MDB, e André Ferreira, do PSC. Após a defesa, o requerimento foi aprovado pela unanimidade dos presentes.

Teresa Leitão, do PT, destacou a greve dos professores da rede municipal de ensino de Olinda, na Região Metropolitana. Ela lembrou a paralisação da categoria em outros municípios e acusou os prefeitos de desrespeitar o piso salarial dos professores.

Só na Região Metropolitana, já fizeram greve Recife, Jaboatão, Moreno está iniciando também, Olinda; no Interior, Petrolândia está anunciando greve, o município de Aliança, e quando a gente vai verificar a pauta, é o não cumprimento da lei do piso.”

A deputada petista também elogiou a decisão da Primeira Turma do Tribunal de Contas do Estado que considerou ilegal a contratação temporária de professores pelo Governo de Pernambuco.

Socorro Pimentel, do PTB, denunciou a falta de manutenção da barragem do Tamboril, em Ouricuri, no Sertão do Araripe. A deputada defendeu investimentos no abastecimento de água da região, como a ampliação da capacidade da Adutora do Oeste e a interligação das barragens de Algodões e Tamboril.

Zé Maurício, do PP, relatou um seminário da Comissão de Meio Ambiente, presidida por ele, a respeito da caatinga. O evento ocorreu na manhã dessa quarta e integrou a programação do Junho Verde, ação criada pelo Parlamento Estadual para celebrar o mês do meio ambiente.

Odacy Amorim, do PT, elogiou a ação da Escola do Legislativo da Alepe com os estudantes do município de Jupi, no Agreste Meridional. Ele ressaltou a importância de estimular a participação dos jovens na política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome