Resumo do Plenário: morte de policiais militares no Recife repercute em reunião na assembléia legislativa
Resumo do Plenário: morte de policiais militares no Recife repercute em reunião na assembléia legislativa

Resumo do Plenário: morte de policiais militares no Recife repercute em reunião na assembléia legislativa

17 de Maio de 2018

A Reunião Plenária dessa quarta foi aberta com um minuto de silêncio pela morte de dois policiais militares, durante uma perseguição nesta semana, no Recife. O sargento Daniel Sena e o soldado Alberto Alves foram atropelados por um trem do Metrô do Recife quando tentavam conter criminosos que atuavam na região. O assunto foi trazido à tona pelo deputado Augusto César, do PTB. Ele defendeu o fechamento dos acessos clandestinos à malha viária metropolitana e lamentou a rejeição de todos os projetos apresentados por ele com esse objetivo: “E todos esses meus projetos são rejeitados com a justificativa que não é da esfera estadual tal procedimento. Senhoras e senhores, quantas pessoas morrerão vítimas de atropelamento nas linhas do Metrorec? Quantos assaltos, estupros e violência terão que ocorrer para que o Metrorec feche este acesso?”

A operação da Polícia Civil contra o possível esquema de cartel nos postos de gasolina do Grande Recife ganhou destaque no pronunciamento de Aluísio Lessa, do PSB. Ele fez um apelo para que a Polícia Civil permita que o setor jurídico do Sindicombustíveis Pernambuco tenha acesso às investigações. Dirigentes da entidade são suspeitos de participação no cartel: “Primeiro, para você fazer defesa, você tem que saber do que está sendo acusado oficialmente. E como isso não ocorreu até a manhã de hoje, eu estou usando esse horário exatamente para fazer esse apelo à SDS, aos delegados que cuidam desse tema, para que a gente possa de fato esclarecer tudo, menos a inverdade, que é o que até agora está bastante comprovado.”

A campanha de vacinação contra a gripe foi o tema do pronunciamento de Roberta Arraes, do PP. A imunização, que protege contra os vírus de maior incidência, foi considerada fundamental pela deputada, que fez um apelo para que os grupos de maior risco procurem os postos de vacinação: “Reforço aqui a importância e faço um chamamento como um alerta para que todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, servidores da saúde, educação, crianças e idosos, que procurem o posto de saúde até o final deste mês, para que sejam imunizados.”

Um manifesto das comunidades rurais do município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, foi lido pela deputada Teresa Leitão, do PT. Ela relatou que cerca de 300 famílias vão precisar cumprir determinação judicial e desocupar terras indígenas na região. A parlamentar pediu condições dignas para a retirada dessas pessoas: “A carta cita que não há nenhum desejo de desrespeitar o direito dos povos indígenas, não há nenhum desejo de confrontação, o desejo e o apelo é para que haja diálogo e para que o direito de todos seja respeitado.”

A morte do deputado federal paraibano Rômulo Gouveia, vítima de um infarto no último fim de semana, foi abordada pelo deputado Antônio Moraes, do PP. O parlamentar lamentou a perda e fez um resgate da trajetória política do colega. Ele ainda relatou visita à Secretaria da Fazenda para tratar da carga tributária cobrada dos pequenos produtores da Mata Norte. Segundo o deputado, eles estariam enfrentando uma concorrência desleal e injusta em relação aos produtores dos estados vizinhos.

O deputado Edilson Silva, do PSOL, fez um balanço positivo sobre a audiência pública que tratou dos avanços da desertificação no Nordeste, na manhã dessa quarta. O parlamentar acrescentou críticas ao Governo do Estado pelas autorizações de supressão vegetal em áreas de preservação permanente. O deputado Rodrigo Novaes, do PSD, autor do projeto de lei que trata das formas de uso e de proteção do bioma da caatinga, pediu apoio para aprovar a proposta.

161 anos se passaram desde que Caruaru, no Agreste Central, foi elevada à condição de cidade. A data, comemorada no próximo dia 18, foi registrada pelo deputado Tony Gel, do MDB. O parlamentar destacou a vocação de liderança do município, a força do comércio e da indústria local, além da riqueza da cultura popular e da Feira de Caruaru.

[lateral] Lourdes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *