Resumo do Plenário: projeto que flexibiliza uso de agrotóxicos recebe críticas

0

O projeto de lei que flexibiliza a utilização dos agrotóxicos no Brasil recebeu críticas do deputado Edilson Silva, do PSOL, durante a Reunião Plenária, nessa terça. O parlamentar se posicionou contra a proposta que tramita na Câmara Federal, argumentando que as substâncias são prejudiciais à saúde. Ele pediu que o tema seja discutido na Comissão de Meio Ambiente da Alepe.

Isso é escandaloso. Como é que a gente vai permitir um registro provisório de um agrotóxico, de um veneno – por isso que o nome colocado para isso é pacote do veneno – como é que nós vamos permitir que a população brasileira e mundial também, porque a gente exporta, seja submetida à condição de cobaia.”

Ele recebeu o apoio do deputado Odacy Amorim, do PT, que sugeriu convidar a bancada federal para fazer uma discussão mais profunda sobre o tema.

Os investimentos do Governo do Estado no município de Lajedo, no Agreste Meridional, motivaram pronunciamento do deputado Vinícius Labanca, do PP. Ele registrou a presença do governador Paulo Câmara na cidade, para a inauguração da Companhia Independente de Polícia Militar e do Abatedouro Público Municipal, no último domingo.

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral de destinar 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas foi repercutida pela deputada Simone Santana, do PSB. A parlamentar leu uma carta aberta elaborada pela Comissão da Mulher da Alepe em apoio à iniciativa e contra os grupos que pretendem adiar a validade da medida.

Ir de encontro a este movimento rumo à equidade de oportunidades entre candidatas e candidatos, representaria uma sinalização dos nossos agentes políticos de que estes – ao contrário do que clama a população – se opõem à representatividade e renovação política.”

A violência contra as mulheres que têm a intimidade exposta na internet levou à tribuna o deputado Bispo Ossesio Silva, do PRB. Ele disse que o Brasil está de olhos fechados para a forma criminosa e covarde com que alguns homens expõem as parceiras.  

“Com sentimento de indignação, convoco toda a sociedade pernambucana para unir nossas vozes contra a covardia dos agressores que usam as redes sociais para agredir nossas mulheres, para deixar a dor tatuada para sempre na alma de cada uma delas.”

Os cinquenta anos do sacerdócio de Dom Bernardino vão ser celebrados pela Diocese de Caruaru, na próxima sexta. A comemoração foi antecipada por Laura Gomes, do PSB. A deputada enfatizou a trajetória do religioso no Agreste Central, principalmente no trabalho de resgate dos usuários de drogas.

Antônio Moraes, do PP, pediu um minuto de silêncio pela morte do empresário Paulo Andrade Lima. O homenageado era dono da Rádio Naza FM, em Nazaré da Mata, na Mata Norte, e também foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Vicência, na mesma região.

Sílvio Costa Filho, do PRB, anunciou a entrada do PSC na bancada oposicionista da Alepe. Ele deu as boas vindas ao colega André Ferreira, que passou a integrar o grupo. Sílvio Costa Filho afirmou que a decisão foi oportuna, já que a gestão estadual acumula índices de rejeição elevados e não responde às demandas sociais.

A inauguração de uma quadra esportiva na Escola Compositor Antônio Maria, em Olinda, na Região Metropolitana, foi comemorada pela deputada Teresa Leitão, do PT. Ela disse que destinou 200 mil reais à obra em emendas parlamentares.

O Plenário ainda aprovou, em primeira discussão, o projeto que altera a lei complementar que trata de organização, atribuições e Estatuto do Ministério Público de Pernambuco. A matéria foi aprovada com 35 votos favoráveis. A deputada Priscila Krause, do Democratas, votou contra e Edilson Silva, do PSOL, se absteve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome